Dia de Indulgência no Santuário

Dia 2 de agosto celebra-se a Festa do “Perdão de Assis”

Essa é uma das datas mais importantes para a Família Franciscana e para todos os fiéis que têm especial afeição pelo santo italiano, pois, neste dia, celebra-se a Festa de Nossa Senhora dos Anjos, também conhecida como “Porciúncula”.

Porciúncula

Para os franciscanos ela é muito mais do que a igreja pobre e simples que os monges beneditinos concederam ao Francisco e aos seus companheiros, que cresciam em número de forma significativa.

Como surgiu a Festa

A origem da Indulgência da Porciúncula deu-se assim: “Em uma noite linda, do ano do Senhor de 1216, Francisco estava intimamente compenetrado na oração e na contemplação. Estava mesmo ali na  pequena ermida dedicada a Virgem Mãe de Deus, conhecida como “igrejinha da Porciúncula”, localizada em uma planície do Vale de Espoleto,  perto de Assis, quando, de repente, a igrejinha ficou tomada de uma luz vivíssima jamais vista antes, então,  Francisco viu sobre o altar o Cristo e, à Sua direita, a Sua Mãe Santíssima. Eles estavam acompanhados de uma multidão de anjos. Francisco ficou em silêncio e começou a adorar o Seu Senhor. Perguntaram-lhe, então, o que ele desejava para a salvação das almas.  Francisco tomado pela graça de Deus a quem ele amava incondicionalmente, responde: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero, o pior dos pecadores, te peço que, a todos quantos arrependidos e confessados virem a visitar esta Igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

Indulgências

As indulgências têm o poder de apagar as consequências dos pecados (penas temporais) que já foram perdoados pelo sacramento da confissão (que perdoa a culpa). A indulgência pode ser parcial, que redime parcialmente dessa pena, ou plenária, que apaga totalmente a pena temporal dos pecados.

:: Saiba mais sobre as indulgências

Para o recebimento da indulgência, os fiéis precisam da confissão sacramental para estar em graça com Deus (oito dias antes ou depois); participar da Missa e Comunhão Eucarística; visitar uma igreja paroquial, onde se reza o Credo e o Pai Nosso, além de rezar pelas intenções do Papa.

A graça da indulgência pode ser pedida para si mesmo ou para um falecido.

Oração a Nossa Senhora dos Anjos:

Ó Nossa Senhora, dos Anjos, na pequena Igreja da Porciúncula,

São Francisco recebeu as vossas bênçãos generosas juntamente com sua Ordem. Ele depositara na vossa presença materna uma grande confiança e devoção, sendo atendido em seus pedidos. Continuai a dispensar os vossos favores sobre nós e sobre nossas necessidades particulares.

Nós vos suplicamos, dai-nos a graça da penitência e de Deus o perdão dos pecados, a correção de nossas más inclinações e fortalecimento nos momentos de fraqueza. Quantos recusam a salvação e preferem caminhar nas trevas do erro! Tudo é possível para aquele que crer, para aquele que se arrepender!

Vós, ó Mãe, manifestastes a São Francisco o grande desejo de reconciliar os pecadores com Jesus, que se entregou em uma cruz para nos salvar. Rogai por nós, agora e na hora de nossa morte. Por isso, com todos os anjos do céu, vos saudamos: Ave Maria …

 

Deixe seu comentários

Comentário