Curiosidade

No altar do Santuário, há um relicário com as relíquias de quatro santos

Origem

Relíquia: Do latim reliquĭa/migalha, que significa: nome dado aos objetos que pertenceram a um santo ou que tiveram contato com seu corpo.

Na Tradição da Igreja Católica, desde os primeiros séculos, ela conservou e venerou as relíquias como símbolos dos santos mártires, preservando assim, a memória de santos e mártires, e a data do início do cristianismo.

Veneração aos Santos

O advogado com atuação na área de Direito de Família e Direito Bancário e Tecnólogo em Gestão Empresarial, Luis Gustavo Conde, explica como a Igreja porta-se diante da veneração de seus santos: “para promover a santificação do povo de Deus, a Igreja recomenda o verdadeiro e autêntico culto aos santos, o qual, pelo exemplo, os fiéis se edificam e da intercessão se valem. Por certo, a veneração se dirige aos servos de Deus, reconhecidos pela autoridade da Igreja como santos ou beatos, e para a beatificação ou canonização é preciso que se respeite a lei pontifícia peculiar, que se rege pela Constituição Apostólica Divinus Perfectionis Magister e dispõe sobre o modo de proceder nas causas de canonização dos santos”.

Para Luis Gustavo, é importante lembrar dos cuidados que são necessários se ter a respeito das relíquias: “são notáveis pela sua antiguidade, arte e culto; elas se encontram expostas à veneração dos fiéis nas igrejas ou oratórios, em altares fixos, e não podem ser vendidas. Assim, devemos nos atentar até mesmo as imagens e símbolos cristãos que se vendem em lojas.” E acrescentam que “não é que a posse destes objetos representam um pecado por si só, mas é preciso entender a doutrina e as recomendações da Igreja, para que não nos tornemos devotos de objetos que nos afastam da fé católica, aproximando-nos do fanatismo.”

:: Padre Márcio fala a respeito das relíquias presentes no Santuário

No Santuário do Pai das Misericórdias, situado na sede da Comunidade da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), temos algumas relíquias de santos significativos para a Igreja no Brasil, além disso, possuem em suas histórias, elementos ligados à misericórdia, que é a espiritualidade própria do Santuário.

Dom Beni, Dom Inácio e Monsenhor Jonas Abib anexam as relíquias no altar do Santuário | Foto: Arquivo CN

Das cinco relíquias presentes no Santuário do Pai das Misericórdias, quatro delas estão anexadas em seu altar principal, são elas:

• Santa Rita de Cássia;
  • Santa Faustina;
  • Santo Antônio de Sant’Ana Galvão;
  • São Gabriel da Virgem Dolorosa.

Além dessas, tem-se a relíquia de São João Paulo II, que encontra-se na Capela de Reposição, que tem o seu nome e está aberta ao público.

:: Santuário guarda relíquia de santo italiano
:: Relembre a Dedicação do Santuário