Qual a finalidade da Novena de Natal?

Se durante ou após a novena se alcançará a graça, não se sabe. Contudo a graça maior é estar com Deus, “deixar” Ele estar conosco.

Inspirada na Palavra de Deus, a Igreja reza e recomenda a oração ao estilo de novena. Quando essa prática começou? Tudo que se pede alcança? Qual a finalidade dessa oração?

O Senhor sempre recomendou que se perseverasse na oração (Lc 21,36) e nos mandamentos por ele ensinados. E assim fizeram os discípulos “perseveraram na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1,14).

Jesus, após a ressurreição e antes de sua ascensão recomendou que os discípulos permanecessem juntos, para aguardar a promessa do Pai e receber o Espírito Santo. Após os cinqüenta dias de oração, o Espírito Santo desceu. Deus poderia ter enviado o Espírito Santo no próprio dia ou no outro dia, mas o Senhor desejava que os discípulos perseverassem na oração.

Veja mais:
:: Participe da Novena de Natal e das Missas de Natal e Ano Novo

Na Sagrada Escritura se apresenta o sete para falar da perfeição, o três para falar da Santíssima Trindade, o quatro para falar dos evangelistas e dos “quatro” cantos da terra. No caso da novena, nove dias, entende-se que são três dias dedicados a cada Pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, três dias ao Pai, três dias ao Filho e três dias ao Espírito Santo.

Assim temos os nove dias de oração, não simplesmente dedicados a esse ou aquele santo, mas, sobretudo, Àquele a quem se deve adorar e amar sobre todas as coisas: Deus. Os santos, as devoções nos ajudam a colocá-lo em primeiro lugar, por isso rezamos quaresmas, novenas, cercos de Jericó e tríduos (três dias de oração).

Se durante ou após a novena se alcançará a graça, não se sabe. Contudo a graça maior é estar com Deus, “deixar” Ele estar conosco.

Em dezembro é tempo de fazermos a Novena de Natal nos nove dias que antecedem a data ou conforme a realidade comunitária. Assim a comunidade se reúne para rezar, perseverando na oração.

Na Novena de Natal se reflete e se prepara para o nascimento de Jesus Cristo no coração de cada pessoa. O Natal de Jesus é uma data especial, é a Festa da Encarnação, o “Verbo (Jesus Cristo) se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Não restrinja a data a presentes, comilanças e bebedeiras. É um grande evento! Por isso é importante parar para refletir, orar, lembrar que “Deus veio habitar entre os homens”, “Deus veio como ser humano, menino, frágil, pobre e veio com um objetivo: salvar”.

O Natal não traz apenas uma mensagem, mas a Pessoa, o Salvador, o Amor que a humanidade tanto precisa. O Natal é Jesus. Por isso, nesses dias façamos uma boa preparação! Nove dias de oração, nove dias de perseverança, nove dias mais intensos com o Senhor e com os irmãos de fé. Aproveitando as reflexões de cada dia, façamos ainda um propósito, um gesto concreto: ir ao encontro dos mais necessitados, assim como Jesus, que veio para estar conosco, nos consolar, nos salvar e nos amar.

Seja com um parente, um vizinho, um irmão de rua, um “rico-pobre” ou um “pobre-rico”, partilhemos as coisas do alto, o pão espiritual e material. Vivamos bem a Novena de Natal, em oração e no transbordar dessa oração que é a caridade.

Feliz Natal!

Padre Marcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Pe-Marcio-José-do-Prado-VICE-REITOR

Deixe seu comentários

Comentário