Qual é a Aliança de Deus com seu povo?

A liturgia fala de uma aliança que o Senhor fez e faz com seu povo. Queridos filhos e filhas do Pai das Misericórdias estamos na 5ª semana da Quaresma, e a liturgia dominical nos ajuda a vivermos bem esta semana.

Deus em sua infinita bondade e misericórdia não se cansa de perdoar e de dar uma nova chance para o povo de Israel, quantas vezes esse povo pecou contra Deus? Quantas vezes os israelitas pecaram entre si? Ou seja irmão brigando com irmão, não foi a toa que desde o AT o Senhor orientava “amor a Ele (o Senhor) e ao próximo”, mas mesmo assim esse povo de “cabeça dura” se revoltava contra Deus exatamente deixando de viver os mandamentos. Por isso nessa leitura (Jr 31,31-34), apesar da infidelidade dos israelitas Deus permaneceu e permanece fiel, e assim fez uma aliança perpétua, inscreve a lei não mais em tábuas mas no coração.

Essa aliança divina reaparece em Jesus Cristo, o cumprimento dessa Aliança. Jesus, conforme a segunda leitura (Hb 5,7-9) conquistou, fez a Nova Aliança através da sua peregrinação terrena, seus ensinamentos, milagres, sua vida “com forte clamor e lágrimas”. Esta aliança de Jesus tem seu ápice na entrega, na sua Paixão, e morte de cruz, a vida de Jesus fala do grande amor que o Pai tem para com seus filhos.

O amor de Deus é tão grande ao ponto de morrer, no evangelho deste 5º domingo temos duas realidades, a primeira o desejo de Deus no coração do homem, quando os gregos queriam ver Jesus (Jo 12,21), isso confirma a leitura de Jeremias mencionada acima, o homem tem sede de Deus, quer Deus. A segunda realidade fala da paixão do Senhor através da morte, quando falava que o grão de trigo precisava morrer para produzir fruto, ou seja, o despojamento de Nosso Senhor, sua morte que gera vida.

Para vivermos bem essa semana, a proposta é de olharmos para os passos que conseguimos dar e louvar a Deus pela Nova Aliança que Ele fez com a humanidade, uma aliança de amor eterno. Em um segundo momento devemos constatar os erros e recomeçar, pedir perdão e enxergar na parábola do grão de trigo que o Mestre está a falar d’Ele, e que é preciso crer n’Ele, acolhê-Lo e renunciar ao mundo para ganchar a vida eterna.

Por fim ainda nessa Quaresma o Senhor que nos ama deseja uma resposta de amor, Ele já fez aliança conosco e nós fizemos aliança com Ele? Ele nos ama e nós O amamos? Ele já deu e dá sempre proas de amor como respondo aos apelos do Seu amor? Sim, que nós possamos responder a Jesus aderindo aos seus ensinamentos e ações, ele não nos amou apenas com palavras, mas em verdade e com a vida, por isso vamos dar nossa resposta amando o Senhor com palavras e com atos.

Padre Márcio Prado – Vice Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário