Sacerdote: sinal do amor do Pai pela humanidade

Hoje é o dia do sacerdote, na festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes

Entramos no mês de agosto, o mês dedicado às vocações. A Igreja do Brasil se coloca em movimento com a oração, iniciativas e eventos vocacionais para viver este mês com profundidade.

A primeira de semana de agosto está voltada para a vocação sacerdotal: “aqueles que são chamados a receber o sacramento da Ordem, gastando a sua vida como “pastores do rebanho de Cristo”.

Existe o sacerdócio comum dos fiéis porém alguns são chamados ao sacerdócio ministerial, recebido pelo sacramento da Ordem: “Enquanto o sacerdócio comum dos fiéis se realiza no desenvolvimento da vida batismal – vida de fé, esperança e caridade, vida segundo o Espírito – o sacerdócio ministerial está ao serviço do sacerdócio comum, ordena-se ao desenvolvimento da graça batismal de todos os cristãos. É um dos meios pelos quais Cristo não cessa de construir e guiar a sua igreja. E é por isso que é transmitido por um sacramento próprio, que é o sacramento da Ordem.” (CIC; 1547)

Sacerdotes da Comunidade Canção Nova

O sacerdote é um sinal visível e concreto do amor do Pai pela humanidade. Enviando o Seu Filho para a nossa salvação, elege aqueles que devem levar a salvação alcançada por Jesus a todos os Seus filhos. O Papa Francisco, na sua 53º Mensagem do Dia Mundial de oração pelas vocações afirma que os sacerdotes “por meio do seu ministério, torna-se presente a palavra de Jesus que disse: «Eu sou a porta das ovelhas (…). Eu sou o bom pastor» (Jo 10, 7.11). O cuidado pastoral das vocações é uma parte fundamental do seu ministério. Os sacerdotes acompanham tanto aqueles que andam à procura da própria vocação, como os que já ofereceram a vida ao serviço de Deus e da comunidade.”

O sacerdote atual – “persona ipsius Cristi”- já se encontrava prefigurado nos sacerdotes da Antigo Testamento: “Todas as prefigurações do sacerdócio da Antiga Aliança encontram a sua realização em Jesus Cristo, «único mediador entre Deus e os homens» (1 Tm 2, 5). Melquisedec, «sacerdote do Deus Altíssimo» (Gn 14, 18), é considerado pela Tradição cristã como uma prefiguração do sacerdócio de Cristo, único «Sumo-Sacerdote segundo a ordem de Melquisedec»” (CIC; 1544)

:: O sacerdote é ungido do Senhor
:: Papa: sacerdote é pastor, não inspetor do rebanho

O Padre Marcio Prado, vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, completará no final do ano, sete anos de sacerdote. Para ele, ser padre é doação: “Para mim, ser padre é uma grande graça, uma grande responsabilidade. Desde que quando estava fazendo essa caminhada rumo ao sacerdócio senti esse desejo e sinto ainda, de cada vez mais doar a minha vida a Jesus, a Nosso Senhor e às pessoas, aos necessitados, àqueles que necessitam de uma ajuda, uma palavra, de um sacramento. Então, é isso que percebo e desde quando fui ordenado procuro realizar isso: ser para os outros, doar a minha vida, celebrar a Eucaristia, o sacramento da Reconciliação, a Unção dos Enfermos; são os três sacramentos que mais sou chamado a fazer. Já realizei alguns batizados e matrimônios. Essa vida entregue, essa vida doada, essa vida toda para Deus, que Nosso Senhor me chama e que tenho procurado dar esses passos com muita alegria. Senti esse chamado, respondi a esse chamado e não me arrependo em nenhum momento de ter dito o meu sim a Nosso Senhor. Muitas alegrias nesse ministério, muitas lutas também (faz parte do ministério) mas nenhum sofrimento me fez desistir ou desanimar; pelo contrário, me fez ter mais força ainda para continuar a caminhada porque dessa forma também estou a imitar Nosso Senhor Jesus Cristo no Seu sofrimento, nas Suas dores, mas em tudo Ele buscou fazer a vontade do Pai. É isso que eu também desejo: com alegria fazer a vontade do Pai, fazer a vontade do Pai.”

Hoje, a Diocese de Lorena celebra o Jubileu dos seus sacerdotes, numa manhã de celebração.

Também, no próximo dia 28, a Diocese de Lorena (SP) e a Comunidade Canção Nova terão de alegria de doar à Igreja oito novos sacerdotes. A celebração de ordenação sacerdotal será realizada no Santuário do Pai das Misericórdias, às 15h, presidida por Dom João Inácio Müller, bispo da mesma diocese.

Rezemos esta oração pelas vocações deixada por São João Paulo II:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus, Filho de Deus,
em quem habita toda a plenitude da divindade,
Vós chamais todos os batizados a “fazer-se ao largo”,
percorrendo o caminho da santidade.
Despertai no coração dos jovens
o desejo de serem no mundo de hoje
testemunhas da força do Vosso amor.
Enchei-os do Vosso Espírito de fortaleza e de prudência
para que sejam capazes de descobrir
a verdade plena sobre si
e sobre a sua própria vocação.
Ó nosso Salvador,
enviado pelo Pai
para nos revelar o seu amor misericordioso,
concedei à vossa Igreja
o dom de jovens prontos a fazerem-se ao largo,
para serem entre os irmãos uma manifestação
da Vossa presença salvífica e renovadora.
Virgem Santa, Mãe do Redentor,
guia segura no caminho para Deus e para o próximo,
Vós que guardastes as suas palavras no íntimo do coração,
protegei com a Vossa intercessão materna
as famílias e as comunidades eclesiais,
para que estas saibam ajudar os adolescentes e os jovens
a responderem com generosidade ao chamamento do Senhor.
Amém.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!