Testemunho | Os Arcanjos em minha vida

No dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, confira este testemunho de uma religiosa

“Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará a tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos” Sl90,10-11

Arcanjo Gabriel, Arcanjo Miguel e Arcanjo Rafael

São Gabriel, é o anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus. Foi ele quem levou a mensagem à Virgem Maria, de que Ela seria mãe de Jesus. “Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e o nome da virgem era Maria.” Lc 1,26-27
São Rafael, é o Anjo da medicina, remédio do amor de Deus. Foi através dele que Tobit foi curado e Sara liberta dos demônios. “Eu sou Rafael, um dos sete anjos, que estão presentes e tem o acesso junto a Glória do Senhor”. Tb 12,15
São Miguel, é o príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal. Recebeu de Deus força e poder para aniquilar pela humildade a soberba dos poderes das trevas. O Papa Leão XIII proclamou São Miguel, patrono e príncipe da Igreja, como também São João Paulo II, que recitava várias vezes, em nome da Igreja a oração antiga a este arcanjo: “São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate…” No Antigo Testamento, a Sagrada Escritura nos relata em Dn 12,1: “Nesse tempo, levantar-se-á Miguel, o grande príncipe, que se conserva junto dos filhos do teu povo.”

“Quem como Deus?”

Já no Novo Testamento, São João nos diz no Ap 12,7-8: “Houve uma batalha no céu, Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travavam combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles”. E São Paulo, também nos diz em sua carta aos Hb1,14: “Porventura não são todos esses espíritos ministros de Deus, enviados para exercer o seu ministério em favor daqueles que hão de receber a herança da salvação?” Também, São Francisco que, todos os anos, fazia uma quaresma em honra a São Miguel: dias de jejum, sacrifício, oração, intimidade e amor a este Arcanjo. A Igreja nos faz lembrar o que Lúcifer gritou: “Eu quero ser como Deus. Como resposta, o Arcanjo Miguel gritou: “Quem como Deus?”.
Hoje, a Igreja venera todos estes Arcanjos, pois estão profundamente arraigados em toda sua tradição.

A voz durante a quaresma de São Miguel

Eu, particularmente quero testemunhar, o indescritível fato que me ocorreu pela intercessão de São Miguel. Antes de entrar para o Instituto ao qual pertenço, em agosto de 2005, rezava a quaresma de São Miguel como todos os anos, mas naquele ano foi diferente. No exato dia 28, às 23h30, chegava em casa, após o término de um retiro de jovens para rezar as orações da quaresma, então quando já estava terminando de rezar, quase que cochilando, fui despertada. Como que ele, o próprio São Miguel, falando-me claramente: ‘Eis o Santo dos Santos que tanto procuras, o Santo Esposo. Na quaresma sempre temos uma intenção e, naquele ano, a minha era um namorado santo. Pois bem, ouvindo aquela frase foi um acordar para a vida, e vida nova, foi um despertar para aquilo que a muito o Senhor já havia falado, E, a partir de então, fui tomando algumas decisões em meio a muitos desafios na minha vida vocacional. Estou na vida religiosa à dez anos no Instituto das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, que nasceu dentro da Fraternidade de Aliança Toca de Assis e, à dois anos moro na missão de Cachoeira Paulista, no apostolado litúrgico. Hoje, graças a Deus, diante de tantos obstáculos, São Miguel esta sempre ao meu lado. Eu posso sentir.

“Bendizei ao Senhor, Anjos seus, executores poderosos da sua palavra, obedientes ao som da sua palavra”. Sl 102,20

Irmã Rosângela Maria da Santa Cruz, fpss