Está disposto a perder, morrer e renunciar para seguir Jesus Cristo?

Queridos irmãos,

A liturgia deste 28º domingo nos aponta para algo essencial no cristianismo. Para entendermos o seguimento à Cristo, Jesus nos ensina que não é com base na posse das riquezas que conseguiremos. Ele nos recorda que em primeiro lugar é necessário termos os olhos fixos em Deus. Temos que estar atentos a este e a outros ensinamentos do Mestre para caminharmos com Ele e para Ele, com um objetivo concreto: Herdarmos o Seu tesouro, isto é, o Reino de Deus.

O rico do Evangelho de hoje, responde a Jesus que sempre cumpriu os mandamentos. Para o rico esta realidade era muito preciosa. Porém, o Mestre tem um olhar que vai além, e com muita compaixão propõe algo capaz de suscitar o amor no seu intimo.

Queridos irmãos, não somou uma religião que simplesmente repete coisas estabelecidas. O Cristianismo é realidade, que antes de ficar preso em preceitos e leis, quer estabelecer como base uma atitude nova. Primeiro vem o amor, e depois por causa desse amor, observamos os mandamentos que são maneiras de amar a Deus e ao próximo.

Santo Agostinho dizia algo que cabe citar agora: “Ama e faz o que quiseres”. Para seguirmos Cristo temos que amar de forma radical. O Evangelho tem uma regra de ouro em Mt 7, 6.12-14 e nos ensina que “tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles”. Jesus hoje nos ensina a sermos melhores e assim fazer melhor a vida das pessoas que nos cercam.

A Palavra de Deus, verdadeira espada de dois gumes, se torna presente em nós, pois é viva (Hb 4,12-13, 2ª leitura) e penetra os nossos corações para nos ajudar no processo de melhorar. Diante de Deus não podemos esconder nada… Ele conhece o nosso coração, sabe de nossas reais intenções e com muita paciência espera de nós respostas segundo o amor que Ele tem derramado em nossos corações.

Sabedoria é a base para um bom discernimento. A primeira leitura (Sb 7,7-11) pretende nos fazer refletir que precisamos pedir sabedoria, mas não somente a sabedoria encontrada nos livros de formação racional. A sabedoria que devemos pedir e a que vem do alto que é capaz de nos fazer entender o que é realmente essencial em nossa vida. Quando possuímos conhecimento e inteligência, dons que vem de Deus, mas não pedimos a sabedoria do alto, corremos o risco de perder o que realmente é valioso em nossa vida, e podemos nos tornar pessoas que individualistas, que acumulam coisas e que tendo muito não conseguem repartir.

O Convite para nós hoje é, colocar-nos na presença de Deus, pedir a Sua sabedoria, alimentar-se de sua Palavra e principalmente amar com um amor que vem do Senhor.

Só o amor nos faz deixar tudo, até o que para nós é mais precioso (Mc 10, 29-30) para ficar somente com Deus e assim, ganhar a Vida Eterna (Mc 10,17).

Convido para que você ore assim comigo:

Oremos:

Senhor, que sondas os sentimentos e os pensamentos dos homens, penetrai o nosso coração com a Espada de Sua Palavra e com a luz de Sua Sabedoria, possamos preferir a Ti. Que nada e ninguém seja obstáculo para te seguir, e que hoje eu possa ser completamente livre e pobre diante de Sua presença. Deus, fonte do bem, ajuda-me para que em todas as situações eu possa afirmar que Tu és o centro da minha vida e da minha Alegria! Amém.

Padre Evandro Lima.
Administrador do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário