Reflexão para semana "Oferecer, compadecer e servir"

Deus ama e ama muito o ser humano, foi por amor que Ele criou todas as coisas e foi por amor que Ele enviou o seu Filho para salvar a humanidade.

29º Domingo do Tempo Comum

Is 53,10-11; Sl 32; Hb 4,14-16; Mt 10,35-45

Na leitura de Isaías, o profeta falou a respeito do servo sofredor, o servo é o Messias que devia vir, devia sofrer, mas seu sofrimento faria com que muitos injustos se tornassem justos. O Messias, o Filho amado de Deus veio ao mundo para uma missão, tornar os homens justos, pois só poderia entrar no Reino aquele que fosse justo. Porém a tarefa que o Enviado do Pai recebeu não foi uma missão tão agradável, tornar alguém justo não foi tão simple,s para que isso acontecesse o servo precisaria passar pelos sofrimentos.

Geralmente ninguém quer sofrer nem nessa vida nem na outra, mas para passar pela vida sem sofrimento é preciso fazer a caminhada do hoje, e felizmente ou infelizmente a vida é dura com todos. Contudo o cristão pode e deve se alegrar pois o Pai do Céu não desamparou seus filhos, o Justo foi enviado para salvar os injustos.

Esse Justo é apresentado na segunda leitura (Hb 4,14-16), o autor meditou que Cristo veio a este mundo, sua missão foi exercida na compaixão, Jesus foi capaz de se compadecer das fraquezas de cada ser humano. Sentir compaixão, sentir pelo outro, amar o outro, não é algo simples não se trata apenas de ter “dó” e permanecer numa atitude passiva, Jesus sentiu compaixão e deu um passo a mais e fez algo, e fazia algo, paor aqueles que Ele encontrava. Jesus sentiu compaixão da multidão e curava, sentia compaixão do povo faminto e multiplicava os pães, enfim Jesus sentia compaixão e ensinava com a vida o amor a Deus e ao próximo.

No evangelho (Mt 10,35-45) Jesus aproveitou a oportunidade em que os discípulos almejavam os primeiros lugares, para ensinar que o primeiro deve ser aquele que serve. Os discípulos, talvez empolgados com as pregações, com as curas e os milagres do Mestre tiveram a ousadia de pedir um lugar no céu e ainda mais à direita e outro à esquerda. Os discípulos imaginavam que ao Senhor poderiam ganhar vantagens e ter um lugar ao seu lado significava status. Jesus pacientemente explicou e deu a lição de que o caminho para segui-lo era o do serviço. O primeiro, aquele que merece um lugar no Reino, é aquele que serve, em outras palavras aquele que ama.

Assim o caminho que Deus traça para esta semana passa por estes passos. Primeiro reconhecer que há um Deus, Jesus Cristo, que foi enviado até nós que passou pelos sofrimentos como o Justo para nos tornar justos. O segundo passo é tomar posse de que o Filho Amado do Pai, veio até nós e se compadeceu de nossas fraquezas. Como cada ser humano é fraco, como o ser humano precisa da Força do Alto, precisa reconhecer que há um Deus por ele. O terceiro passo, se apresenta com os discípulos que mostraram sua fraqueza ao pedir a Jesus um lugar na glória e assim Jesus aproveitou a oportunidade de ensinar que grande é aquele que serve, que ama.

Por fim os passos dados por Jesus Cristo em relação a nós deve provocar uma resposta. Assim como Ele, para também nós sermos capazes que oferecer os sacrifícios, as nossas dores e tornar muitos injustos em justos, muitos pecadores em santos. Devemos responder diante da compaixão que recebemos com compaixão para com aqueles(as) que sofrem, é muito bom receber mas é muito nobre dar e partilhar de si. E finalmente entender que o próprio Jesus nos serviu, nos amou e se recebemos isso d’Ele só podemos responder com serviço e amor aos outros.

Pe. Márcio Prado

Vice Reitor Santuário Pai das Misericórdias