Rumo ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia

Saiba o que é, como se preparar e as vantagens em se viver o Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.

O Papa Francisco anunciou em Março, por ocasião de seu segundo ano de pontificado, um Jubileu Extraordinário ou Ano Santo para lembrar os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, que marcou uma modernização da Igreja.

“Tenho pensado com frequência em como a Igreja pode tornar mais evidente sua missão de ser testemunho da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversa espiritual. Por isso, decidi convocar um jubileu extraordinário, que tenha no centro a misericórdia de Deus, explicou o Papa.

O Ano Santo começará com a abertura oficial da chamada Porta Santa, no dia 8 de Dezembro de 2015, festa da Imaculada Conceição, na Basílica de São Pedro, em Roma; e o encerramento acontecerá no dia 20 de Novembro de 2016, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O jubileu na Igreja Católica consiste em um perdão geral, uma indulgência aberta a todos e uma possibilidade de renovar a relação de intimidade com Deus e com o próximo.

O Papa defende que “ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus” e que a Igreja “é a casa que acolhe todos e não recusa ninguém”. “As suas portas estão escancaradas para que todos os que são tocados pela graça possam encontrar a certeza do perdão. Quanto maior é o pecado, maior deve ser o amor que a Igreja manifesta aos que se convertem”, realçou.

O documento que oficializou o Ano Santo da Misericórdia foi a Bula Misericórdia e Vultus (O rosto da Misericórdia) e foi entregue aos quatro Cardeais-Arciprestes das Basílicas papais de Roma.

Em Setembro, o santo padre enviou uma carta dirigida a Dom Rino Fisichella, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, e contém indicações específicas que resumimos em sete pontos específicos, “para que todos os fiéis tenham um verdadeiro momento de encontro com a misericórdia de Deus e que o Jubileu seja uma experiência viva da proximidade do Pai, como se quiséssemos sentir pessoalmente a sua ternura, para que a fé de cada crente se revigore e, assim, o testemunho se torne cada vez mais eficaz”.

O jubileu em sete pontos, segundo Papa Francisco:

1) PARA OBTER A INDULGÊNCIA JUBILAR:

Peregrinação à Porta Santa em Roma ou nas dioceses e santuários

Confissão

Santa Missa

Oração pelas intenções do Papa, pela Igreja e pelo mundo

2) DOENTES, IDOSOS E PESSOAS SÓS

Indulgência pelos meios de comunicação para aqueles que participam da Santa Missa e estão impossibilitados de ir às igrejas.

3) ENCARCERADOS

Indulgência na capela do cárcere

Passar pela porta da cela como “Porta santa”, dirigindo o pensamento e a oração ao Pai

4) OBRAS DE MISERICÓRDIA CORPORAL E ESPIRITUAL

Indulgência “plena” para quem as cumpre em primeira pessoa

5) DEFUNTOS

A indulgência também pode ser obtida para os mortos, no grande mistério da comunhão dos santos, para que o rosto misericordioso do Pai os liberte de qualquer resíduo de culpa e possa abraçá-los na beatitude sem fim.

6) ABORTO

Sensibilidade perdida ao acolher uma nova vida

Sei que é um drama existencial e moral”

Faculdade de absorver o pecado de aborto para todos os sacerdotes

7) FRATERNIDADE SÃO PIO X

Para quem se confessar com os sacerdotes que recebam validamente e licitamente, a absolvição dos seus pecados.

Para esse Ano Santo que se aproxima, uma boa maneira de se preparar é entregando-se inteiramente a Deus, pelas mãos da Santíssima Virgem, invocada pela Igreja como mater misericordiae (“mãe de misericórdia”). Ela entregou na cruz seu próprio Filho e recebeu em troca esses filhos leprosos, que somos nós (cf. Jo 19,25s).

Edilma Oliveira – Comunidade Canção nova