5 de dezembro

A Sala das Graças Alcançadas do Santuário será abençoada

Sala das Graças alcançadas marcará os 5 anos da Dedicação

No dia 05 de dezembro, o Santuário completa 5 anos da sua Dedicação. Nessa ocasião, será abençoada a Sala das Graças Alcançadas, local onde ficará armazenado os testemunhos que recebemos desde sua Dedicação.

Para celebrar a esse dia festivo, teremos uma “Quinta-feira de Adoração” especial, com pregações e louvor em agradecimento ao Pai das Misericórdias pelas graças recebidas nestes 3 anos.

 

:: Confira os testemunhos

A Igreja orienta que “os santuários ofereçam aos fiéis meios de salvação abundantes…”, e ainda orienta: “Os documentos votivos da arte popular e da piedade sejam conservados em lugar visível nos santuários ou em locais adjacentes e sejam guardados com segurança”. (cf. CDC 1234) 

Muitos são os testemunhos de graças alcançadas através do Pai das Misericórdias. Pessoas de diversas regiões do Brasil e, até mesmo, de outros países já fizeram a experiência com o Pai e receberam por Ele curas e milagres.

O conselho do Santuário desde os primeiros meses já conversava sobre este espaço para expor alguns testemunhos em um local. Como o santuário estava no início ainda não havia tantos testemunhos ou votos (algum objeto que simboliza a graça alcançada) e hoje já temos alguns. 

Ainda numa das reuniões do conselho do Santuário, após a aprovação do espaço para exposição das graças recebidas, que nome dar a esta sala? O conselho conversou sobre alguns nomes de apresentou ao mons. Jonas Abib e ele aprovou o nome sala das “Graças Alcançadas”, graças que são as conversões, curas e milagres. 

Então surgiu o momento e o espaço para fazer esta sala e o que faríamos nesta sala? O padre e administrador do Santuário, padre Bruno Costa, conta-nos como surgiu a inspiração para a Sala das Graças Alcançadas: “Um certo dia, estava em casa e veio ao meu coração que, no Santuário nós temos a imagem da Mãe da Misericórdia, a Pietá, e que lá as pessoas já estavam colocando as graças alcançadas, no entanto, o objetivo do local onde fica a imagem de Pietá é para os pedidos de oração. Neste momento, percebi que nós não tínhamos, aqui, no Santuário, um local de recebimento das graças que já foram alcançadas”.

Primeiro testemunho

Local em que ficará a cadeira usada pelo Papa Bento XVI

O sacerdote lembra do primeiro testemunho que leu ao abrir a urna dos pedidos da Pietá: “É interessante que, quando fui pessoalmente até a imagem de Pietá, peguei o primeiro papel e o abri. Ali estava um testemunho de uma pessoa que estava desempregada, há cerca de três anos, e foi agraciada por um emprego após ter pedido ao Pai das Misericórdias. Neste testemunho, a pessoa conta que depositou o primeiro salário para a manutenção do Santuário. Ali percebi que seria necessário termos um local de agradecimento e de testemunho. Conversei com o Vice-Reitor do Santuário, padre Márcio Prado, e fomos, juntos, analisar onde poderíamos fazer a Sala das Graças Alcançadas”.

:: Contribua com o Santuário 

A Sala das Graças Alcançadas é o local para ir com devoção e ofertar, ao Pai das Misericórdias, a graça recebida. 

Como será esta Sala

“Nesta Sala, além dos testemunhos, teremos elementos significativos e importantes para a história do Santuário, como a primeira capelinha do Pai das Misericórdias; a maquete do Santuário; além da cadeira usada pelo, hoje, Papa Emérito Bento XVI, na ocasião da canonização do primeiro Santo brasileiro, Frei Galvão”; menciona padre Bruno. Ele, ainda, agradece: “Tenho uma profunda gratidão ao Pai das Misericórdias, Deus de toda a consolação, pois, a Palavra fala: ‘Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei, e a porta vos será aberta! Pois, todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra’” (Mt 7, 7).

É gratificante ver que com 5 anos de Dedicação do Santuário recebemos tantas graças alcançadas. Por isso, ajude-nos a propagar esta devoção que não é da Canção Nova, e sim da Igreja, além disso, somos o único Santuário, em todo o mundo, que tem este nome: “Santuário do Pai das Misericórdias”.