CONTEMPLAR E SER CONTEMPLADO

Amemos, com todo o coração, Jesus na Eucaristia!

“Caros jovens, queremos estar contentes e alegres? Amemos com todo o coração Jesus na Eucaristia”. (D. Bosco)

Amar de todo o coração é amar totalmente, com todas as forças, com o entendimento, com afeto, com gestos concretos, na decisão diária em perseverar na amizade com Jesus vivo e presente na Eucaristia.

Dom Bosco sabia que precisava mostrar àqueles meninos de Valdocco, jovens ávidos pela vida e profundamente abertos a tudo o que era efêmero e passageiro (como todo jovem), onde se encontrava a fonte daquilo que eles tanto buscavam.

Esta é, sem dúvida, a condição para estarmos alegres, porque a nossa alegria vem de Deus, ela é dom de Deus, e esta verdadeira alegria só podemos encontrar em Deus.

Deus é a alegria, e o homem assemelha-se àquilo que contempla já dizia SANTO AGOSTINHO… Podemos dizer que o homem assemelha-se àquilo que adora, àquilo que comunga.

Aprendemos do nosso pai fundador, Monsenhor Jonas Abib, que, por sua vez, aprendeu do seu Pai e Mestre Dom Bosco, que a Eucaristia é tão importante para as nossas vidas quanto o alimento diário que precisamos de ingerir para nos mantermos saudáveis e fortes. A experiência que somos chamados a fazer com a Santíssima Eucaristia na Canção Nova é muito concreta, pois sabemos que ela dá-nos bases para agir, para manifestar a vida de Cristo que procuramos dia após dia comunicar.

Noite de adoração 29/05/2021/ Foto: Wesley Almeida

Uma vez, ouvi numa homilia que, quando comungamos Jesus, Ele também nos comunga a nós. Quando contemplamos Jesus, Ele também nos contempla a nós, e este momento de reciprocidade, de experiência, deve ser para nós, sem dúvida, aquilo que nos diz o nosso Fundador: “a fonte e o cume da nossa oração e de toda a nossa vida “. Essas palavras ajudam-nos a acolher este mistério de AMOR.

Compreender com que dignidade Deus nos trata no momento da comunhão; compreender que da nossa parte também é preciso uma resposta amorosa, “fazermo-nos” dignos para receber e sermos recebidos, contemplarmos e sermos contemplados, para vivermos este momento de encontro, de profundidade e compreensão inatingível, mas a todo o momento ao nosso alcance.

Peçamos a Deus a graça de fazer da Eucaristia o ápice da nossa vida e a fonte da nossa alegria!

 

Débora Azadinho
Imersão Canção Nova em Évora

.:Leia mais
Somos alvos da misericórdia

Deixe seu comentários

Comentário