Jogos Olímpicos: esporte como meio para a solidariedade e união

Como o esporte pode estar relacionado a fé?

Hoje, dia 5 de agosto, tem início as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, a ‘cidade maravilhosa’. A população e as autoridades brasileiras se prepararam para este momento histórico na “Terra de Santa Cruz”. Os meios de comunicação e as redes sociais contribuem para a expectativa deste grande evento. Mas… esporte tem algo em comum com a fé e religião?

O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e vocacionado à vida eterna, à felicidade e gozo eterno. Isso explica a sede que cada pessoa tem de glória e de sucesso. Porém, se forem desejos desordenados, podem conduzir ao orgulho, à vaidade e à auto-suficiência, que coloque a pessoa no centro: egocentrismo. É necessário discernimento para saber dar glória a Deus e reconhecê-lo como Senhor e Criador do corpo e da sua beleza que recebemos como dom. (cf. CIC; 2289)

A prática do esporte é recomendada tendo em vista o cuidado com o corpo em função do bem-estar e saúde, glorificando a Deus com o cuidado do corpo, templo do Espírito Santo: “O corpo do homem participa na dignidade da «imagem de Deus»: é corpo humano precisamente por ser animado pela alma espiritual, e a pessoa humana na sua totalidade é que é destinada a tornar-se, no Corpo (Místico) de Cristo, templo do Espírito.” (CIC; 364)

Mensagem do Papa Francisco – Olimpíadas Rio 2016

O Papa Francisco, no passado dia 3, deixou uma mensagem para o povo brasileiro acerca das Olimpíadas Rio 2016:

Confira o texto da mensagem: “Queria agora dirigir uma saudação afetuosa ao povo brasileiro, em particular à cidade do Rio de Janeiro, que acolhe atletas e torcedores do mundo inteiro por ocasião das Olimpíadas. Diante de um mundo que está sedento de paz, tolerância e reconciliação, faço votos de que o espírito dos Jogos Olímpicos possa inspirar a todos, participantes e espectadores, a combater o bom combate e a terminar juntos a corrida (cf. 2 Tm 4, 7-8), almejando alcançar como prêmio não uma medalha, mas algo muito mais valioso: a realização de uma civilização onde reine a solidariedade, fundada no reconhecimento de que todos somos membros de uma única família humana, independente das diferenças de cultura, cor da pele ou religião.
E aos brasileiros, que com sua característica alegria e hospitalidade organizam a Festa do Esporte, desejo que esta seja uma oportunidade para superar os momentos difíceis e comprometer-se a ‘trabalhar em equipe’ para a construção de um país mais justo e mais seguro, apostando num futuro cheio de esperança e alegria! Que Deus abençoe a todos!”

São Paulo, apóstolo, o atleta de Deus

Na Sagrada Escritura, São Paulo utiliza utiliza a imagem do esporte para exortar ao esforço pela disciplina de vida para assim, alcançar o prêmio final: “Acaso não sabeis que, no estádio, todos correm, mas um só ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio. Todo atleta se impõe todo tipo de disciplina. Eles assim procedem, para conseguirem uma coroa corruptível. Quanto a nós, buscamos uma coroa incorruptível! Por isso, eu corro, não como às tontas. Eu luto, não como quem golpeia o ar.
Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a mensagem aos outros, eu mesmo seja reprovado.” (1 Cor 9, 24-27)

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Desde agora, está reservado para mim a coroa da justiça que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia, não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação.” (2 Tm 4, 7-8)

Também, neste mês de agosto, o esporte foi a Intenção Universal selecionada pelo Papa Francisco: “Para que o esporte seja uma oportunidade de encontro fraterno entre os povos e contribua para a causa da paz no mundo”.

Santos esportistas

Entre os beatos e santos da Igreja encontramos atletas. O Beato Pier Giorgio Frassati era conhecido como um excelente alpinista. Além disso, praticava natação, esqui, remava no rio, percorria grandes distâncias de bicicleta, e ainda cavalgava.  A Beata Chiara Luce Badano praticava tênis, patinagem, gostava de caminhar e de nadar no mar.

São João Paulo II jogou futebol na sua juventude. Praticou montanhismo, remo e esqui. Amava fazer caminhadas.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!