Deixe Deus chegue até os necessitados através de seus braços

Homilia do dia 25/09/2016
26º Domingo do Tempo Comum

Na liturgia da Palavra deste domingo, tanto a 1ª leitura quanto o Evangelho falam daqueles que estão preocupados unicamente com seu prazer e conforto, e esquecem, desprezam, os mais fracos.

Assim como Deus, somos chamados a agir em favor do pobre

A leitura da profecia de Amós diz o seguinte: “Ai dos que vivem despreocupadamente em Sião, os que se sentem seguros nas alturas de Samaria! Os que dormem em cama de marfim, deitam-se em almofadas, comendo cordeiros do rebanho e novilhos do seu gado;” e continua a leitura: “(…) e não se preocupam com a ruína de José”. Paralelamente a isso, o Evangelho mostra o rico que dava festas esplendidas todos os dias e que tinha à sua porta o pobre Lázaro, que era deixado de lado em sua humilhação.

A atitude dos homens injustos criticada por estas leituras mostram, de fundo, o pensamento de Deus, que é oposto a tudo isso, como podemos constatar no salmo deste domingo, o salmo 145: “O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor que liberta os cativos”.
Contudo, Deus não só age em favor do fraco, mas convida a todos nós a imitar o Seu agir.

Por isso, na segunda leitura de hoje, extraída de 1Tm 6,11-16, Deus fala diretamente a nós: “Tu, que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão”. Com isso podemos entender que se de alguma forma o Senhor conta conosco, nos manteve de pé, nos deu forças, foi para que ajudemos os fracos, uma vez que Ele mesmo, que é o Forte, nos sustenta quando vacilamos, quando somos nós que fraquejamos.

Cristo conta com você

Agora, eu falo diretamente a você que lê este texto: deixe que os braços de Deus cheguem até os necessitados através de seus braços. O Senhor quer que você seja os braços dele, as mãos dele, os pés dele, o abraço dele, o ouvido dele, a presença dele para alguém que está caído. Deixe que o Bom Samaritano, o Cristo Jesus, atue no mundo por meio de você, em você. Cristo conta com você!

Padre Alex Freitas
Comunidade Canção Nova

Padre Alex

Deixe seu comentários

Comentário