Devoção Reparadora do I. C. de Maria | Por quê 5 sábados?

A Devoção Mariana Reparadora dos 5 Primeiros Sábados no Santuário do Pai das Misericórdias

Em abril deste ano, teve início no Santuário do Pai das Misericórdias a Devoção Mariana dos 5 Primeiros Sábados em Reparação ao Coração Imaculado de Maria.

A Virgem Maria ao aparecer para os pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta – em Fátima, de Maio a outubro de 1917, foi portadora de uma missão muito importante para a história da humanidade, trazendo do Céu um forte apelo à conversão e à penitência, nos mostrando a urgência da reparação dos pecados cometidos contra o seu Imaculado Coração: “Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: ‘Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.’” (Aparição de 13 de Julho de 1917; Memórias da Ir. Lúcia, pág.176)
Na altura, a humanidade vivia o contexto da primeira guerra mundial e Nossa Senhora alertou que se não houvesse ‘emenda’ de vida, viria uma outra pior: “A guerra vai acabar. Mas, se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio Xl começará outra pior…” Aparição de 13 de Julho de 1917, Memórias da Ir. Lúcia pg.176.
Infelizmente, o seu apelo não foi ouvido e aconteceu o grande holocausto da segunda guerra mundial.
Diante do contexto hodierno, constatamos que a Virgem Maria quer formar em nós a exemplo dos pastorinhos, almas penitentes e reparadoras, por amor a Jesus e pela salvação da humanidade.

“Fátima é sem dúvida a mais profética das aparições modernas.

Segundo o cardeal Tarcísio Bertone, os apelos da Virgem Maria feitos em Fátima, são sempre atuais, pois precisamos de uma constante conversão e de reparar os nossos pecados e os pecados do mundo inteiro, nos unindo à Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Mesmo depois da revelação do segredo, Fátima não perde atualidade, precisamente porque a sua mensagem não diz respeito apenas ao passado, mas reflete-se no presente e projeta-se no futuro. Fátima é sem dúvida a mais profética das aparições modernas.” (O segredo de Fátima, de Stefano de Fiores, pág. 6)
A grande preocupação da Virgem Maria é a nossa salvação, por isso Ela, nos disse na sua aparição do dia 13 de Julho de 1917: “Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz.
Oito anos depois, em 1925, Nossa Senhora apareceu à irmã Lúcia em Pontevedra-Espanha, ensinando-lhe a aprofundar na espiritualidade da reparação, mostrando-lhes os quatro atos reparadores: A Devoção Reparadora dos 5 Primeiros Sábados! Prometeu nos assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a nossa salvação. São estes os atos reparadores: a Confissão, a Comunhão reparadora, o Terço Mariano e a meditação da Palavra.
Vejamos um trecho do livro das Memórias da Ir. Lúcia (pg. 192), que narra a origem da espiritualidade dos Cinco Primeiros Sábados.
Dia 10-12-1925, apareceu-lhe a SS. Virgem e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A SS. Virgem, pondo-lhe no ombro a mão e mostrando, ao mesmo tempo, um coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos. Ao mesmo tempo, disse o Menino: – Tem pena do Coração de tua SS. Mãe que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar.
Em seguida, disse a SS. Virgem: – Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que durante 5 meses, ao 1.° sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.

Por quê cinco primeiros sábados?

A Ir. Lúcia responde porque são 5 primeiros sábados, segundo uma inspiração de Nosso Senhor:
“São cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria.
1º As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;
2º Contra a Sua virgindade;
3º Contra a maternidade divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-la como Mãe dos homens;
4º Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
5º Os que a ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens.”

É válido lembrar que em cada ato reparador que vivemos precisamos sempre colocar a intenção de reparar o Imaculado Coração de Maria.
Para corresponder aos apelos da Virgem Santíssima, o Santuário do Pai das Misericórdias, nos primeiros sábados de cada mês, a partir das 10h, promove a oração do Terço Mariano, uma Catequese sobre os pedidos feitos por Nossa Senhora em Fátima e também a meditação da Palavra sobre um trecho do Evangelho, que narra um dos mistérios do Terço.

Depois o peregrino poderá se organizar para participar da Missa no Santuário do Pai das Misericórdias e também pode confessar-se nos nossos confessionários. Para saber sobre os horários das Missas e Confissões acesse: paidasmisericordias.com
Você pode testemunhar a sua experiência com a Virgem Maria, vivenciada na Devoção dos 5 Primeiros Sábados no Santuário do Pai das Misericórdias através do e-mail: acolhida@paidasmisericordias.com

Áurea Maria,
Comunidade Canção Nova

aurea