O que o cristão pode fazer para viver bem o carnaval?

Aproximam-se os dias do feriado de carnaval e muitos cristãos se perguntam como devem aproveitar bem esses dias de feriado prolongado. Será que eu posso correr atrás de um trio elétrico? Posso desfilar em algum carro alegórico? Enfim, são muitas perguntas. Por isso, neste artigo, padre Edison de Oliveira esclarece o verdadeiro sentido do carnaval cristão e como bem aproveitá-lo.

O que o cristão pode fazer para viver bem o carnaval?

Minha intenção, neste artigo, é refletir com você sobre nossas atitudes e comportamentos diante da festa de carnaval. Não vamos nos deter em discussões sobre a origem da festa ou sobre a etimologia da palavra, mas sobre nossa postura diante do que nos é apresentado hoje.

No carnaval, vemos uma espécie de antítese da Quaresma. Antítese é aquilo que se opõe, mas a oposição da antítese faz com que percebamos os elementos de síntese, os elementos contrários.

15905525774_085d42a644_o (1)

Jovens se divertindo no Acampamento ‘Vem Louvar’ na Canção Nova

 Vejamos:

O carnaval é um período de excessos, enquanto que, na Quaresma, o convite é para sermos mais moderados. No carnaval, vemos euforia; na Quaresma, temos o convite à reflexão e interioridade. No carnaval, geralmente, não vemos pessoas lutando contra o pecado, mas o desejando; na Quaresma, o chamado é para uma vida de mais penitência e maior empenho na luta contra o pecado.

É proibido participar do carnaval?

Para respondermos, precisamos reformular a pergunta: convém que eu participe da festa de carnaval? Vou ficar mais feliz com isso? Vou ficar mais santo? Vou ser mais de Deus? Talvez, você tenha uma resposta para me dar. Por hora, deixo como reflexão as palavras de São Paulo: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma”. (1 Cor 6,12).

Leia mais
:: Existe relação entre o carnaval e o Cristianismo
:: Como os santos viviam o carnaval?
:: Canção Nova promove doze shows no feriado de carnaval 

Como encontrar a verdadeira alegria?

Quem nos concede a verdadeira alegria é Deus. Jesus, antes de ir para o Getsêmani, local em que seria preso, disse o seguinte aos Seus discípulos: “Eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria (Jo 16,22)”.

Estando com Cristo a nossa alegria é plena, não apenas euforia, mas alegria de quem realmente é feliz. Eu desejo e rezo para que você seja encontrado por essa alegria. Rezo para que você seja encontrado por Cristo.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Padre Edison de Oliveira, Comunidade Canção Nova

 

Deixe seu comentários

Comentário