A manjedoura de Nazaré

Meus queridos irmãos e irmãs, que data maravilhosa vamos celebrar, o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, é a festa da Encarnação, Deus veio até nós, se fez carne, assumiu a natureza humana, não que Ele tenha perdido a divindade, mas ao assumir nossa humanidade Ele a diviniza.

Somos de Deus feitos para o céu, viemos de Deus e por misericórdia haveremos de voltar para Ele.

A Boa Nova de nosso tempo e sempre é essa “Ele está no meio de nós!”, Deus como Pai não abandonou seu povo, seus filhos. Por mais que os filhos não queiram ser filhos ou não reconheçam a sua Paternidade, o Pai está na expectativa do retorno desses filhos e de cada um que já se reconhece seu(a) filho(a). Por isso o Natal do Senhor é mais uma oportunidade de tomarmos consciência dessa verdade somos filhos de Deus, somos amados por Deus, “Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos a vida por meio dele” (I Jo 4,9).

Feliz Natal

Amado e amada do Senhor, quantas lutas neste ano, quantas dificuldades, quantas notícias desagradáveis, no entanto também acredito que aconteceram muitas visitas de Deus na sua vida. Até mesmo as notícias não tão boas, foram visitas de Deus. Talvez aquele ocorrido e aquela situação ainda esteja sem resposta, mas que este Natal te ajude a olhar adiante, tenha fé, tenha esperança, no tempo de José e Maria a situação era aparentemente desfavorável ao ponto de não terem lugar na hospedaria (Mt 2,7). Imagine, Jesus o Rei, o Senhor, o Salvador junto com seus pais teve dificuldades de ter um lugar, por isso nasceu naquele lugar simples, Jesus foi colocado numa manjedoura alguns pastores foram visitá-Lo, adorá-Lo e glorificaram o Senhor pelo Menino, os anjos cantavam “glória Deus no mais alto dos céus, ena terra, paz aos que são do seu agrado!” (Mt 2,14). Deus quis nascer numa família simples, num lugar simples e foi visitado por pessoas simples, o Reino de Deus são para os pobres, “felizes os pobres de coração” já dizia o Senhor no sermão da montanha (Mt 5). Deus quis que fosse assim, escolheu Maria e José, quis que ali o Salvador nascesse, só num lugar simples pessoas simples teriam acesso, se Jesus nascesse no Palácio os pobres não poderiam contemplar o cumprimento da profecia.

Por fim, hoje o Menino Jesus ainda encontra dificuldades em nascer no coração humano por causa do grande mal do mundo como o egoísmo, a indiferença, a arrogância, o orgulho onde a pessoa se coloca num patamar de grandeza, é tão grande mas não tem espaço para o divino ou Ele acaba sendo só mais um adereço diante do todo, quando na verdade o todo deveria estar voltado para Ele, a inversão de valores está presente também no Natal. Assim muito mais que comida, bebida, presente, mais que aparência que o nosso interior esteja em festa, que nossa manjedoura esteja arrumada, que a manjedoura do coração seja simples, pobre, pois é nesse coração que o Senhor deseja nascer, que o meu e o seu coração seja como a manjedoura de Nazaré.

Que o Pai das Misericórdias continue a conceder muitas graças sobre você e sua família nesse Natal! A grande graça que Ele enviou e envia é seu Filho Jesus Cristo.

Feliz Natal!

Padre Márcio Prado
Vice-reitor do Santuário

Deixe seu comentários

Comentário