Existe roupa adequada para a Missa?

Existe roupa adequada para a Missa?

Quero com estas breves palavras ajudá – lo a pensar como estão as suas vestes para a participação da Santa Missa.

Bom, antes de falar da roupa a ser usada numa Missa, o convido a pensar nos eventos ou outros locais que frequenta. Digamos que irá para uma entrevista de emprego, como você se apresentaria? Normalmente, as pessoas trajam roupas limpas, bem passadas, a aparência e os cabelos ajeitados, unhas feitas, perfume, enfim, a pessoa costuma apresentar-se bem para um emprego. Responda, com sinceridade: você iria de qualquer jeito?

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Quando uma pessoa vai para uma apresentação artística, também, costuma ir bem arrumada: traje fino, perfume; se uma pessoa vai para um estádio assistir ao seu time, costuma colocar adereços que dizem que ela torce para aquele time e lá a pessoa vibra, torce, alegra-se, e até chora pelo seu clube do coração.

Roupa adequada à ocasião

As pessoas quando vão à praia, normalmente não estão de terno e gravata, não estão de vestidos longos, casacos de frio, ao contrário, usam trajes leves e adequados à praia. Se é verão e alguém resolver passear na praia com terno e gravata ou passear com trajes de frio, qual será a reação das outras pessoas que lá estão?  Muitos comentários viriam discordando daqueles trajes, por não estarem adequados, alguns como: “Que pessoa estranha!”; “Está maluca!?”; “Que absurdo! Com esta roupa na praia”.

Para nós, católicos, a Eucaristia dominical ou de um dia de guarda é o que temos de mais importante; e todo católico deve guardar esse dia santo e participar da Santa Missa. Se a Santa Missa é o que temos de mais importante, como você participa dela? Com que trajes deveria estar? Preparação interior e exterior são necessárias para valorizar o Sagrado.

O ambiente precisa estar preparado

As nossas liturgias esforçam-se, ou deveriam, para evidenciar o que temos de melhor, o Senhor, o Salvador, Jesus Cristo. Assim, o ambiente deve estar limpo, as vestes litúrgicas no capricho, bons leitores, boa música; se o ambiente está preparado, se a equipe litúrgica preparou-se, se o sacerdote está com as vestes adequadas e que expressam o zelo pelo Sagrado, também, o povo fiel, deveria preparar-se bem para esse momento santo.

Ir à Missa não é a mesma coisa que ir à praia ou a um jogo de futebol. Por isso, o convido a valorizar o Sagrado, preparando-se para a celebração com o coração e com as vestes adequadas. Será que para estar na presença de Alguém tão importante, Alguém a quem deve-se todo respeito, Alguém que vai oferecer o melhor banquete (Eucaristia), seria conveniente apresentar-se a Ele de chinelos, de camiseta regata, bermuda? Será que para algo tão sagrado, tão santo, combina minissaia, vestido curto, “tomara que caia”, pelo contrário “tomara que não caia!”; será que roupas coloridas ou de uma única cor bem forte iriam passar despercebidas? Num desfile de modas as modelos devem aparecer, na Santa Missa quem deve “aparecer”? É o Cristo?

Quando alguém vai para uma Celebração Eucarística com um roupa bem diferente, vai parecer o “maluco de terno da praia”. Quem deve estar em mais evidência numa festa de aniversário? O aniversariante. Quem deve ser exaltado, quem deve estar no centro das atenções na Missa? Jesus Cristo!

Mas, o importante não é o coração?

Talvez pudéssemos questionar “mas, o importante não é o coração?” ou “Deus não vê o coração?”; sim, por isso, não vamos julgar quem não tem conhecimento, quem ainda faz turismo quando vai à igreja, quem ainda não teve um encontro pessoal com Jesus. Aqueles e aquelas que não têm muita noção do Sagrado, precisam ser evangelizados. No entanto, para quem já caminha com Deus, quem busca conversão “Deus vê o coração”, e ao saber disso, que busquemos honrá-Lo também com o externo.

 

Por fim, ir à Missa com vestes adequadas, diz respeito a um respeito e a um amor profundo que se tem por Deus, e porque conscientiza-se de que, o corpo é o templo do Espírito Santo (1Cor 6,19), e como templo de Deus, não deve levar as pessoas ao pecado. Você já deve ter escutado dos antigos que eles tinham roupa de Missa, calçados de Missa, porque era o dia do Senhor, e deviam vestir -se com a melhor roupa.

Ah! Vista-se bem para o Santo Sacrifício da Eucaristia aos domingos e durante a semana. No Domingo dê uma caprichada a mais. Quando você vai à Missa, ali se dá o encontro com a pessoa mais importante de sua vida, então, Jesus merece o melhor!

Que tal retomarmos um costume antigo para o Domingo e o dia Santo de guarda com aquela roupa de Missa?

Padre Marcio Prado | Vice Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias 

Leia mais:

.:Como participar bem da Santa Missa
.:Como preparar-se para a Comunhão?