Festa da Assunção de Nossa Senhora

“Foi grande em humildade”

A Igreja comemora neste domingo o dia da Assunção de Nossa Senhora, o dia oficial é dia 15, mas para que os fiéis no Brasil possam participar tal festa é transferida para o domingo. A Igreja um carinho especial para a Virgem Maria e não é por menos é a Mãe de Jesus. Se Jesus é o Filho amado do Pai, n’Ele somos inseridos como filhos adotivos e se Ele (Jesus) teve Maria como mãe cada ser humano pode se sentir também filho de Deus, irmão de Jesus e filho da Virgem Maria.

Nesta festa o Catecismo da Igreja Católica ensina no n. 966 “A Assunção da santíssima Virgem é uma singular participação na ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos: ‘No teu parto guardaste a virgindade e na tua dormição não abandonaste a mundo, ó Mãe de Deus: alcançaste a fonte da vida. Tu que concebeste o Deus vivo e que, pelas tuas orações, hás-de livrar as nossas almas da morte'”.

Deus em sua grandeza mostrou e mostra seu poder também quando conta com pessoas, e Ele contou com Maria. A primeira leitura (Ap 11,19a;12,1.3-6a.10) mostra a imagem da Arca da Aliança, a arca apareceu no Antigo Testamento com Moisés, lá se continha o cajado, as tábuas da Lei e um pouco do maná, elementos importantes, significativos para aquele tempo. Já a Nova Arca da Aliança contém o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria foi a Arca que trazia em si Ele. Quem é mais importante a arca ou as tábuas da Lei? A resposta seria as tábuas da Lei. Quem é mais importante o Salvador Jesus Cristo ou sua mãe que o gerou? A resposta: Jesus Cristo, Salvador. De qualquer forma, em especial a leitura do Apocalipse continua e diz de um esplendor da Mulher, ela é revestida de sol, sobre a cabeça doze estrelas, então quer dizer que não é qualquer mulher, a Mulher é inclusive atacada pelo Dragão, Ela deu à luz um Filho, e Filho sim, com a inicial maiúscula, o Filho de Deus, o Salvador. Ela, Maria, deu à luz Àquele do qual se disse “Agora realizou-se a salvação”.

Maria tem sua presença na vida de Jesus, trata-se de uma presença discreta, obediente, orante e servidora. O que Maria foi, é o que todo cristão deve ser. No Evangelho (Lc 1,39-56) Maria recebeu a graça de ser a mãe do Messias, ela poderia se exaltar, poderia se envaidecer, afinal era a mãe do Senhor, mas o que ela fez? Se pôs a servir, ela partiu para região montanhosa da Judeia, ao encontro com sua prima Isabel. Isabel logo se percebeu com a sua presença “cheia do Espírito Santo” e esta ainda elogiou Maria quando disse “Bendita és tu entre as mulheres… Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”. E a resposta da Virgem Maria é impressionante “A minha alma engrandece o Senhor…” ela se viu escolhida mas sabia que não era mais importante que o Filho.

Por fim na Festa da Assunção comemora-se aquela sabia muito bem qual era seu lugar e seu papel, sabia que Aquele que ela portava era mais do que ela, sabia que era um meio pois o Princípio e o Fim era o Senhor, que foi grande em sua humildade, foi marcante de maneira discreta, foi exaltada mas se pôs à serviço, foi filha obediente ao Pai e por isso pôde se a Mãe, foi assunta ao céu não por seus méritos mas pelos méritos de Cristo, e ao se assunta ao céu pede pelos pecadores e dá esperança de ressurreição para toda humanidade.

Padre Márcio Prado

Vice reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário