Homilia de domingo, reflexão para semana

Esse Deus teve compaixão da nossa humanidade e veio em socorro através de Jesus Cristo, ele curou a muitos, é o que lemos no Evangelho desse domingo (Mc 1,29-39).

Querida família, a liturgia deste domingo, o quinto, é um grande convite para refletirmos sobre a dor e o sofrimento humano. Se temos algo que nos iguala é o sofrimento, todos nós sofremos, podemos dizer que alguns sofrem mais outros menos, mas é certo todos sofremos e o apóstolo Paulo reconheceu isso quando falava do seu ministério (2 leitura 1Cor 9,16-19.22-23), sim, sua fraqueza o ajudou a anunciar Jesus Cristo, pois Ele se rebaixou para nos elevar, para nos divinizar.

HomiliaE se Deus é tão bom, se procuramos andar corretamente, por quê Ele nos faz sofrer? Bom, o nosso querido Jó vai nos ajudar, ele era uma pessoa temente a Deus, buscava ser correto (Jó 1,1), tinha bens materiais e uma grande família (1,3). Num certo momento de sua vida o Senhor o permite passar por provações, Jó sofre várias perdas, sofre na carne e no seu interior. Na primeira leitura desse domingo (Jó 7,1-4.6-7) temos algumas palavras de Jó: “Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra?… assim tive por ganho meses de decepção… noites de sofrimento”. E esse homem havia feito algo de mal? Esse homem estava sendo castigado?

Não havia feito mal nem estava sendo castigado. Jó passou pelo sofrimento, o Senhor permitiu que passasse para mostrar a todos nós que o sofrimento não é um castigo, não é apenas consequência de decisões erradas, mas nos mostra que a dor, o sofrimento faz parte da finitude humana, sim o ser humano possui fraquezas, limitações, o homem e a mulher são preciosos, são imagem e semelhança do Senhor, porém são frágeis (2Cor 4,7), feitos do pó da terra (Gn 2,7). Nossas fragilidades, limitações, nossas vulnerabilidades, nossas enfermidades devem ou deveriam nos colocar no nosso lugar, dependemos de Deus, Ele é nosso socorro.

Deus é poderoso, Deus é força, Deus é tudo, eu e você somos criaturas frágeis, limitadas, pecadoras, e seja lá qual for o motivo somos assim e pronto. Não dá para ficar questionando ou buscando uma resposta humana ou científica, claro que nossos cientistas, médicos devem trabalhar pela cura, pela dignidade humana, mas também por fim deve-se reconhecer as limitações mesmo com tantos avanços nessas áreas.

Esse Deus teve compaixão da nossa humanidade e veio em socorro através de Jesus Cristo, ele curou a muitos, é o que lemos no Evangelho desse domingo (Mc 1,29-39). É interessante que para Jesus todos eram importantes, Ele não fazia acepção de pessoas, sempre na medida certa fazia bem todas as coisas, ora exortava, ora tinha palavras agradáveis, ora tinha um comportamento de acolhida, ora de compaixão. E nesse evangelho Ele cura desde pequenas enfermidades até os casos mais graves, de uma simples febre até a libertação de demônio.

Por fim, sofredor e sofredora, doente, enfermo, você que passa por alguma dificuldade no corpo ou na alma, você que sofre por causa de você mesmo ou por causa dos outros, Deus veio em Jesus Cristo para mim e para você, desde uma pequena enfermidade até uma grande, ele veio para todos nós, seres frágeis, seres finitos em natureza com sede de eternidade. Assim, reconheçamos nossa pequenez, humilhemo-nos reconhecendo-O como Senhor e peçamos a Ele força, coragem, peçamos a cura do corpo e da alma. Sim, e Ele nos curará, principalmente se nos humilharmos, do grande mal o pecado.

Padre Márcio do Prado
Vice-reitor do Santuário

Deixe seu comentários

Comentário