Novena a Nossa Senhora Pietá

No dia 15 de setembro, comemoramos o dia de Nossa Senhora da Piedade (Pietá), também conhecida como Nossa Senhora das Dores.
Assim, no dia 6 de setembro, iniciamos a Novena a Nossa Senhora Pietá.  Reze conosco:

Nono dia

Oração inicial

Virgem Maria, Nossa Senhora Pietá, Mãe piedosa, com muita confiança recorremos à vossa intercessão.

A Senhora, como nós também, passou por várias dificuldades, por isso nos entende e nos acompanha com vossa maternal misericórdia. Confiamos a vós nossos pedidos (pedir a graça); apresente, Mãe, ao vosso Filho Jesus, nosso Salvador, a nossa vida. Amém.

Oração meditativa

Virgem Pietá, que caminho a Senhora percorreu? Como pôde a Senhora, a Mãe do Salvador, ter sofrido tanto?

A Senhora foi capaz de sofrer e suportar muito pela graça de Deus, porque foste escolhida, mas também porque foste fiel. Após a jornada do vosso Filho até a morte, a Senhora O recebeu no colo. Que cena impressionante, Mãe!

Como poderia pensar que iria viver isso? Mas mesmo com esta última espada de dor, a morte do Senhor, a Senhora permaneceu firme, chorosa, mas firme, triste, mas com esperança.

Pietá, Mãe de Misericórdia, a vida é feita de surpresas, a morte ora ou outra baterá à porta, seja morte de parente ou de um conhecido. Nesses nove dias de novena, vimos que a Senhora aguentou firme por graça de Deus, queremos também contar com a graça do Pai e, mesmo feridos, tristes e desrespeitados, pedimos um coração firme, decidido, mesmo aos nos depararmos com a morte, queremos professar a fé na ressurreição, temos esperança, cremos e queremos o Céu. Amém.

Oração final

Oração a Nossa Senhora Pietá

Virgem Maria, Nossa Senhora Pietá, Mãe da Misericórdia, colocamo-nos como filhos necessitados de colo.

Mãe piedosa, são tantos os nossos pedidos, mas queremos, sobretudo, agradecer-lhe o

carinho e a acolhida de mãe.

Acolha, Mãe, essa nossa humilde oração, filha amada do Pai das Misericórdias, Mãe da Misericórdia, de Jesus Cristo, e esposa do Espírito Santo. Amém!

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Arquivo CN/ cancaonova.com

A imagem da Pietá está presente aqui no Santuário do Pai das Misericórdias, esculpida por Genésio Gomes Barbosa, do estado do Pernambuco.
A imagem tem 1,72 m de altura, 1,66 m comprimento, 96 cm de profundidade e pesando aproximadamente 200 kg.  A escultura é feita de pó de mármore branco com resina.

A Pietá é a expressão máxima daquela que é a Mãe da Misericórdia, que recebe em seus braços cada um dos seus filhos que chegam feridos pelas consequências do pecado.

Leia mais:
.:Novena a Nossa Senhora Pietá
.:Livro Novena a Nossa Senhora Pietá
.:Santuário em transformação | Imagem da Pietá é elevada

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!