O acontecimento de Fátima

O acontecimento de Fátima comporta em si um sentido teológico que, ao longo dos anos, tem sido evidenciado e aprofundado por estudiosos e teólogos. Nesse contexto, destaca-se, principalmente, o teólogo mais significante dos séculos XX e XXI, o Cardeal Joseph Ratzinger – o Papa Bento XVI –, que, na sua homilia do dia 13 de maio de 2010, em Fátima, salienta o seu significado nestes termos:

Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída. Aqui, revive aquele desígnio de Deus que interpela a humanidade desde os seus primórdios: ‘Onde está Abel, teu irmão? […] A voz do sangue do teu irmão clama da terra até Mim’ (Gn 4, 9). O homem pôde despoletar um ciclo de morte e terror, mas não consegue interrompê-lo… Na Sagrada Escritura, é frequente aparecer Deus à procura de justos para salvar a cidade humana e o mesmo faz aqui, em Fátima, quando Nossa Senhora pergunta: ‘Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele mesmo é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?’ (Bento XVI em Fátima, Homilia a 13.05.2010).

Deus continua em busca do homem

Assim sendo, compreende-se que nas seis aparições de Nossa Senhora (o ciclo mariano) às três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, em 1917, e mesmo posteriormente, a partir dos seus apelos sempre atuais, Deus continua em busca do homem para salvá-lo, pois este facilmente distancia-se do Seu desígnio de misericórdia, que consiste em conhecê-lo, amá-lo, servi-lo e assim glorificá-lo.

Em 13 maio, acontece, na Cova da Iria, a primeira visita da Senhora mais brilhante que o sol. Neste encontro, surge um convite inesperado que definirá as vidas dos Pastorinhos: “Quereis oferecer-vos a Deus?…” “Sim, queremos!” – responderam eles prontamente. A Senhora confirma o seu “sim” com uma luz imensa que penetrou o íntimo das crianças, fazendo-as ver a si mesmas “nessa luz que era Deus” (Memórias da Ir. Lúcia, p. 174). Na experiência da luz que emana das mãos da Senhora, os pequenos pastores fazem uma experiência íntima e profunda de Deus que os torna testemunhas da misericórdia de Deus nos dramas da história humana.

No segundo encontro com as três crianças, em 13 de junho, a Senhora do Rosário mostra o Seu Imaculado Coração de Mãe, cercado de espinhos, como quem revela a sua dor pelos pecados dos homens e pede reparação. Mostra à Lúcia a sua missão, encorajando-a e garantindo a Sua presença e conforto no meio do sofrimento: “Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.” (Memórias da Ir. Lúcia, p. 175).

O tão conhecido segredo

Na terceira aparição no dia 13 de julho, Nossa Senhora dá a conhecer aos Pastorinhos o tão conhecido segredo. As imagens que veem oferecem a síntese do drama difícil da liberdade humana e fazem compreender que o coração de Deus não é indiferente à história humana. “Toda a visão acontece só para chamar em campo a liberdade e orientá-la numa direção positiva. O seu sentido é mobilizar as forças da mudança em bem” (Cardeal Ratzinger).

A quarta aparição da Senhora do Rosário não aconteceu a 13 de Agosto na Cova da Iria, porque, nesse dia, o Administrador de Ourém levou os Pastorinhos para a prisão, no intuito de os obrigar a contar o segredo. No entanto, mantendo-se fiéis ao propósito de não o desvelarem, só foram devolvidos aos pais no dia 15. A 19 de agosto, inesperadamente, as três crianças voltam a encontrar-se com Nossa Senhora, nos Valinhos, próximo de Aljustrel. Nesse dia, a Senhora pediu-lhes que continuassem a ir à Cova da Iria no dia 13, apelou à fidelidade à oração do Rosário e, com o coração materno, lembrou-se daqueles que não têm quem se sacrifique e peça por eles.

Os Pastorinhos voltam a encontrar-se com a Senhora do Rosário

Em 13 de setembro, os Pastorinhos voltam a se encontrar com a Senhora do Rosário. Num tom materno e de quem está atenta aos seus filhos, Maria fala-lhes da alegria de Deus que vê o amor e a entrega dos pequeninos: “Deus está contente com os vossos sacrifícios”. (Memórias da Ir. Lúcia, p. 180). E apelou outra vez à oração do Rosário como caminho de paz.

A 13 de outubro, a Senhora do Rosário voltou à Cova da Iria. Exorta uma vez mais a oração do Rosário e pede que se construa uma Capelinha em Sua honra. Neste último encontro, vemos cumprir-se o milagre prometido pela Senhora – o milagre do Sol –, sendo testemunha desse sinal uma grande multidão de peregrinos. A selar esta aparição, os três videntes veem Nosso Senhor a abençoar o mundo, bem como São José, sinal de que a mensagem de Fátima será portadora de bênçãos divinas de esperança e paz para o mundo.

Este ciclo das aparições, em Fátima, tem continuidade na Espanha com o ciclo cordimariano onde Maria Santíssima aparece para a Ir. Lúcia em Pontevedra e Tuy, e mostra o seu Coração Imaculado ofendido pelos pecados da humanidade, pedindo reparação. No mês seguinte, em que este ciclo será abordado, a Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, vivenciada no Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Canção Nova, será apresentada como um dos núcleos centrais de toda a Sua mensagem.

Para corresponder aos apelos da Santíssima Virgem, em cada primeiro sábado do mês, o Santuário do Pai das Misericórdias oferece aos peregrinos essa espiritualidade reparadora a partir das 10h, iniciando com a oração do Santo Terço, seguido de uma catequese sobre a Mensagem de Fátima; depois, os quinze minutos de meditação da Palavra. Esse momento reparador encerra-se com a Santa Missa das 12h. Em cada ato reparador, colocamos a intenção de reparar o Coração Imaculado de Maria, que, certamente, acolhe a nossa intenção, confiando-nos ao Coração misericordioso de Deus, sempre disposto a acolher os corações que se deixam encontrar por Ele; e uma vez encontrados, buscam-No com amor e sinceridade.

Áurea Maria
Comunidade Canção Nova

*Artigo baseado no opúsculo com as narrativas das aparições de Fátima e a vida dos pastorinhos de 20 de fevereiro de 2017, do Padre Jorge Guarda, Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima

 

SANTA MISSA
Saiba mais

CONFISSÕES
Saiba mais

MOMENTO COM O PAI DAS MISERICÓRDIAS
Saiba mais

ADORAÇÃO EUCARÍSTICA
Saiba mais

GRUPO DE ORAÇÃO
Saiba mais

TERÇO MARIANO
Saiba mais

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO
Saiba mais

COLOQUE SUA INTENÇÃO NA MISSA
Saiba mais

Deixe seu comentários

Comentário