O Santuário do Pai das Misericórdias está em festa

4 anos da Festa de Dedicação do Santuário Diocesano do Pai das Misericórdias

O Santuário Diocesano do Pai das Misericórdias está em festa. Pois, no dia 05 de dezembro de 2018, completará 4 anos em que essa Igreja foi dedicada. Santuário é o título recebido por uma Igreja por conta de uma forte devoção que ali tenha nascido; um fluxo grande de peregrinos que buscam por aquele local ou algum outro motivo especial o que o bispo local tenha visto para bem conceder tal homenagem e responsabilidade àquela Igreja.

A palavra “Santuário” significa recorte do Céu

O peregrino que vai a um santuário e faz a experiência de Céu por meio da liturgia, das orações, novenas; pelos momentos de reflexão, de silêncio, de contemplação do Santíssimo Sacramento ou de uma imagem, ou ainda, tenha contato com alguma relíquia, então, esse peregrino testemunha com simplicidade e profundidade a experiência que faz de Céu.

O Santuário do Pai das Misericórdias é diocesano, ou seja, é uma Igreja da diocese de Lorena, onde tem sua missão  exercendo a sua evangelização e acolhendo aos peregrinos de todo Brasil e até de outros países. Na diocese de Lorena existem ainda outros santuários: Santuário de Santa Cabeça, Santuário de São Benedito e Santuário Dom Bosco.

Os santuários são classificados como diocesanos, nacionais e internacionais. No Brasil existem cerca de 423 santuários inscritos (secretaria nacional Santuários do Brasil), dentre eles, três são santuários nacionais: Santuário de Aparecida (SP), São José de Anchieta (ES) e Santuário do Sagrado Coração de Jesus (Itú-SP).

A maioria dos santuários são dedicados a Jesus, a Virgem Maria e aos santos. Por enquanto, há poucos santuários dedicados ao Pai, a primeira Pessoa da Santíssima Trindade e criador de todas as coisas. No Brasil existem 4 santuários dedicados ao Pai: a Basílica Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade-GO; o Santuário Divino Pai Eterno, em Panamá-GO; a Paróquia Santuário Santíssima Trindade e Santuário Divino Pai Eterno, em Arapongas-PR; e o Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista-SP.

Por enquanto, existe apenas um Santuário dedicado ao Pai das Misericórdias, o versículo que fundamenta o nome foi escrito pelo apóstolo Paulo “Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação” (2Cor 1,3).

Este Santuário é a concretização de uma profecia do pai-fundador da comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib. Deus o inspirou a construir um santuário onde a misericórdia divina poderia ser experimentada e propagada à cada pessoa e essa pudesse receber a graça do Pai e vivesse como um filho d’Ele.

Parabéns ao Santuário do Pai das Misericórdias

Por fim, graças ao Pai, muitas pessoas que vieram ao Santuário do Pai das Misericórdias puderam experimentar a misericórdia divina por meio dos momentos próprios que proporciona a Igreja. Por excelência, através da Santa Missa e, também, por meio de momentos devocionais, de acolhida e até pelo som ambiente de muita paz que é um convite ao recolhimento e a contemplação do mosaico, a grande e maior obra artística deste Santuário.

Parabéns ao Santuário do Pai das Misericórdias, a toda equipe que faz o seu dia a dia acontecer; parabéns aos missionários e colaboradores da Canção Nova que são o rosto, o sorriso e o abraço do Pai das Misericórdias na vida de inúmeros peregrinos. Parabéns, ainda, a todos os peregrinos que são tocados e visitados pela misericórdia e a levam no coração e na vida. “Sejam misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36).

SANTA MISSA

CONFISSÕES