Onde encontrar a alegria?

A NOSSA ALEGRIA ESTÁ NO SENHOR, POIS ELE VEIO PARA NOS SALVAR!

Reflexão para o 4 domingo da quaresmaCaríssimos irmãos,

Graça é Paz que vem de Nosso Senhor Cristo Jesus!

Hoje a liturgia nos convida a uma serena alegria, isto é, uma prévia do que iremos experimentar no tempo da Páscoa.

A celebração deste domingo é chamada de domingo “Laetare” ou domingo da Alegria, e por isso a cor roxa, própria da quaresma, pode dar lugar ao rosa, porém, o importante desta liturgia é que Deus quer que sejamos felizes.

Diante deste desejo de felicidade que Deus quer para nós surgem as questões:

Como permanecer feliz diante de tantas contrariedades? Que alegria é esta?

Esta alegria está em experimentar todos os dias o quanto Deus é Bom, Misericórdia e Amor.

Hoje vivemos tempos difíceis para a vida da fé. Muitos irmãos no nosso e em outros países são perseguidos e até mortos sem nenhum motivo aparente, ou simplesmente porque professam a sua fé.

O Santo Padre, o Papa Francisco, nos convidou este mês a nos unirmos em oração nos dias 13 e 14, e assim intensificar nossa comunhão com a realidade dos irmãos que hoje sofrem.

Na celebração de aberturas da iniciativa das “24 horas de oração para o Senhor” foi anunciado o Jubileu extraordinário, um Ano Santo da Misericórdia, que iniciará na solenidade da Imaculada Conceição (08/12/2015) até o dia de Cristo Rei (20/11/2016).

O Papa Sumo pontífice quer nos apresentar o rosto vivo da misericórdia do Pai. Ninguém pode fazer uma verdadeira experiência com Deus e permanecer do mesmo Jeito.

A partir desta verdade podemos entender o que Deus quer manifestar em nossas vidas mesmo quando estamos entranhados em dores e sofrimentos.

Se pudéssemos resumir a liturgia deste 4° domingo da quaresma em três propriedades de Deus diríamos que Ele é bondoso, misericordioso e amoroso.

Sobre a Bondade de Deus:

A primeira leitura nos lembra de que já naquela época “o Senhor Deus… tinha compaixão de seu povo” (2Cr 36,15). Deus não nos deixa, não nos abandona, mesmo quando somos infiéis. Deus encontrará sempre um modo para fazer que nós voltemos para Ele. Ele é o primeiro a querer nossa salvação. Nossa infidelidade não tem poder de mudar aquilo que Deus é.

Sobre a Misericórdia de Deus:

Ao escutarmos na segunda leitura que Deus é rico em misericórdia (Ef 2,4), percebemos a adesão do Senhor a cada um de seus filhos. Em Cristo ele nos deu a vida, e não qualquer vida, mas a vida eterna.

Irmãos, os sofrimentos pelos quais passamos não devem tirar a nossa confiança em Deus, que possui para cada um de nós algo que nem sequer podemos imaginar. É suportando as provações do tempo presente, com Deus, que vamos receber a coroa imperecível, o lugar que Ele tem preparado para nós. “Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza de sua graça” (Ef 2,7). É pela graça que vem da misericórdia do Pai, mediante a fé em Cristo Jesus, que Ele nos salva. Assim podemos dizer como o apóstolo: Isso é dom de Deus! (Ef 2,8).

Sobre o Amor de Deus:

Em sua Palavra Deus nos fala no Evangelho que “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu Seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (Jo 3,16).

A Alegria está em crer no Evangelho, em saber que fomos criados e salvos pelo Amor de Deus, amor este que é sem limites e deve encher o nosso coração de esperança.

Deus é Amor” (1Jo 4,8) dessa forma Ele não possui outro modo para se manifestar aos homens se não for através do Seu Amor. Ele oferece Seu Amor e Sua Vida a cada um de nós.

E é exatamente daí que consiste nossa alegria, é aí que está fundamentada a nossa felicidade.

O Evangelho, marcado também pelo tema da luz, nos apontar para Deus que habita uma luz inacessível, que nenhum homem viu nem pode ver (1Tm 6,16). Deus feito homem, o Filho unigênito, é a luz que ilumina todo homem.

Mesmos que vivamos em tempos difíceis, sofridos e dolorosos, não sejamos pessimistas a ponto de achar que não existe solução para a nossa vida. Deus é bondade, Misericórdia e Amor e o que Ele nos promete é a Vida Eterna.

Esta verdade deve encher no nosso coração da Alegria que vem do céu, pois quem vive e crê em Jesus “não morrerá jamais” (Jo 11,26).

Assim, cabe-nos acolher ou não este amor, escolhendo assim a Luz e a verdadeira Alegria. Ao entendermos isso iniciamos uma nova dinâmica, ir ao encontro do nosso irmão que sofre e que precisa de nossa caridade.

Deus abençoe,

Padre Evandro.

Com. Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário