Vivenciar um novo Pentecostes

Shavuot – Pentecostes

Sempre neste período do ano, a Igreja Católica celebra a solenidade de Pentecostes. Esta festa acontece após cinquenta dias da Páscoa. É uma festa de origem judaica que até os dias atuais é celebrada com o nome de Shavuot (sete semanas).
A própria origem da palavra Pentecostes remonta a esta realidade temporal. Pentecostes é uma palavra de origem grega que significa quinquagésimo, ou seja, cinquenta. Para nós, brasileiros, fica um pouco mais fácil a compreensão quando lembramos de quantas vezes a seleção brasileira foi campeã mundial: cinco vezes, sendo portanto penta campeã.

Reunidos no Cenáculo…

Após cinquenta dias da celebração da Páscoa, a Igreja faz memória da descida do Espírito Santo em meio aos apóstolos reunidos no cenáculo em Jerusalém. Mas o que isto significa? Como o Catecismo da Igreja Católica nos afirma significa que:
No dia de Pentecostes (no término das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo que Se manifestou, Se deu e Se comunicou como Pessoa divina: da sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito.
Neste dia, revelou-Se plenamente a Santíssima Trindade. A partir deste dia, o Reino anunciado por Cristo abre-se aos que n’Ele crêem. Na humildade da carne e na fé, eles participam já na comunhão da Santíssima Trindade. Pela sua vinda, que não cessará jamais, o Espírito Santo faz entrar no mundo nos ”últimos tempos’, no tempo da Igreja, no Reino já herdado mas ainda não consumado: ‘Nós vimos a verdadeira Luz, recebemos o Espírito celeste, encontrámos a verdadeira fé: adoramos a Trindade indivisível, porque foi Ela que nos salvou’.” (CIC 731-732)

Fiéis em uma oração invocativa do Espírito Santo, no Santuário do Pai das Misericórdias

Fiéis em uma oração invocativa do Espírito Santo, no Santuário do Pai das Misericórdias

Novo Pentecostes

Portanto, mais do que a descida do Espírito Santo sobre os discípulos reunidos na sala do cenáculo, a festa do Pentecostes é a manifestação da Trindade ao mundo. Com o Pentecostes se inaugura, abre-se o Reino anunciado por Cristo, uma nova etapa na vida e missão dos apóstolos. Os apóstolos são chamados a levar a novidade da Trindade, do Reino de Cristo, do tempo da Igreja por onde forem, pois a Luz, o Paráclito, a Promessa do Pai se faz real no meio dos homens.
Devemos, de igual modo, cheios do Espírito Santo, que não cessa de vir a nós, fazer este Pentecostes acontecer novamente em nosso tempo. Hoje somos chamados, como um dia foram os apóstolos no cenáculo, a vivenciar um Pentecostes, não o mesmo pentecostes, mas um novo pentecostes. Devemos pedir a graça extraordinária da efusão do Espírito Santo, para que possamos anunciar a maravilha do Reino de Deus, da Santíssima Trindade, da Igreja de maneira eficaz.

Desejo a você um novo Pentecostes e a parresia necessária para levar ao “mundo” do seu cotidiano a graça e unção que leve a conversão todos aqueles que se encontram longe da Igreja, da Trindade e do Reino de Cristo. Que a mesma efusão que levou Pedro, após a manifestação do Espírito Santo no cenáculo no dia de pentecoste a anunciar com destemor e intrepidez Cristo Jesus, levando a conversão aqueles os que se encontravam longe da Verdade, seja a sua força nesta missão evangelizadora.

Um feliz e novo Pentecostes

Padre Eder Pires
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

pentecostes

Deixe seu comentários

Comentário