Quaresma, tempo de fidelidade à Aliança

A liturgia deste primeiro domingo da quaresma quer nos lembrar que a Aliança que Deus fez conosco é eterna, e mais, Deus não é um Deus violento e vingativo criado pelos medos e frustrações dos homens, mas Amor e Misericórdia.

Padre Evandro Lima - administrador do Santuário do Pai das Misericórdias

Padre Evandro Lima – administrador do Santuário do Pai das Misericórdias

O fiel sabe que mesmo estando no pecado, Deus não o abandona. Ele permanece fiel e está sempre conosco. Deus é fiel à Sua Aliança com a humanidade. Precisamos perceber que a misericórdia de Deus alcança a todos, a salvação que Deus conquistou para nós está ao alcance de nossas mãos, só depende de nós aceitá-la.

Jesus, de forma definitiva, derrotou tudo que nos prendia ao pecado e consequentemente à morte. Para nós Ele quer a vida e vida eterna. Nós não temos o que temer, pois nada pode nos separar do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo. O pecado não tem como separar o ser humano do amor daquele que morreu por nós. Deus SEMPRE quer fazer as pazes conosco.

O evangelho segundo Marcos, que temos contato nesse domingo, nos diz que Jesus, enquanto estava no deserto, foi tentado durante os quarenta dias. No deserto havia animais selvagens e anjos. Satanás aparece como tentador. Diante dessa realidade, Jesus permanece fiel nos mostrando que diante da tentação nossa atitude deve ser de fidelidade a Deus. Os animais selvagens não podiam tocá-lo. E os anjos o serviam. Deserto é lugar de tentação, de perigo e medo, mas também representa lugar de consolo e de intimidade com Deus.

No Gênesis, percebemos que na companhia de Adão e Eva estão os animais em plena convivência. Ao serem tentados, Adão e Eva rendem-se a sedução da serpente. Marcos, no evangelho de hoje, associa este relato com Cristo, figura do verdadeiro Adão que estando em harmonia com toda a criação não sede as tentações de Satanás.

Neste novo contexto, Jesus Cristo demonstra a nós sua fidelidade a Deus diante do tentador. Satanás tenta tirar o Messias de sua missão, conosco isso também acontece. Em muitas situações somos reduzidos, enganados e desanimados pelo espírito da serpente. A ação do mal na nossa vida acontece quando nós relaxamos ao projeto de Deus pra nós, e permitimos que a cegueira envolva o nosso coração e nossa consciência.

Ao inaugurar o seu ministério público após a prisão de João Batista, Jesus nos convida a acolhermos a Boa Noticia, isto é, o Seu EVANGELHO. Jesus chega a entregar até sua própria vida pelos pecadores para demonstrar este amor: ESTA É A BOA NOTICIA! Um Deus que ama os homens, que permanece fiel e isso independente da conduta e da resposta que o ser humano manifesta a Deus. O acesso ao Reino de Deus depende exclusivamente da conversão do homem e de sua aceitação a participar deste Reino, isto é, de aderir ao Evangelho. Dele não devemos esperar nenhum castigo, mas percebermos que seremos surpreendidos todos os dias por seu amor.

Não deixemos que Satanás seja um obstáculo ao plano salvífico de Deus para cada um de nós. Acolhamos o Evangelho de Jesus Cristo e o ponhamos em prática para que assim possamos nos tornar a Boa Notícia que o mundo espera.

Padre Evandro Lima
Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário