Será que eu estou decidido a seguir Jesus?

Constantemente somos chamados a renovar nossa aliança com Deus. É ele quem nos chama, nos elege e quer que participemos de sua companhia. Deus está sempre disposto a fazer o que for necessário para permanecermos com Ele.

Na primeira leitura (Js 24,1-2a.17-17.18b) que refletimos na liturgia de hoje, Josué se coloca como aquele que convoca o povo para colher uma resposta sobre permanecer ou não no seguimento de Deus e suas promessas.

Muitas vezes em nossas vidas precisamos parar e nos questionar: Será que minhas atitudes dizem daquilo que escolhi para minha vida. Devemos estar atentos em buscar ao Senhor e Nele confiar em todas as situações que se apresentarem diante de mim. Lembrar do Senhor e de tudo que Ele faz a meu favor é fundamental. É necessário trazer à memória seus grandes feitos na minha vida e na vida dos meus irmãos. O Senhor é muito bom e nós sabemos disso, assim não podemos deixar que o esquecimento nos roube de Sua presença. Todos nós somos chamados a renovar nossa aliança com o Senhor e queremos dizer, como Josué na primeira leitura de hoje: “Quanto a mim e à minha família, nos serviremos ao Senhor”.

Esta opção não deve acontecer como algo cultural, como uma situação sem significado, mas colocarmos todo nosso coração nesta resposta e decididamente cumprir todos os mandamentos de Deus, demonstrando nosso comprometimento e esforço de ser fiel a Ele.

O Salmo 33 nos lembra de como o Senhor é bondoso e nos liberta do coração atribulado e de nossas angustias. Isso deve fazer brotar em cada filho de Deus a confiança e a esperança. Deus é um Pai presente e cuida de seus filhos.

Devemos ficar atentos, pois as respostas de Deus na nossa vida nem sempre são da nossa maneira, imediatas e perceptíveis. Deus trabalha sempre e tem um objetivo: nossa felicidade.

Quando elevamos demasiadamente nossas preocupações e sofrimentos e esquecemos que Deus está conosco todos os dias (Mt 28,20) e que Cristo é a cabeça da Igreja, como o marido é a cabeça da mulher (Ef 5,23) podemos cair no engano de querer desistir de tudo.

A conclusão do evangelho de João 6,60-69 precisa nos motivar ao retorno. Não temos outro caminho a seguir. Em nossos lábios esteja o que disse Simão Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavres de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (Jo 6, 68-69).

Hoje Deus nos convida a segui-Lo mesmo com nossas cruzes. Não esqueçamos que depois da dor vem a alegria da vitória. Deus é nossa rocha firme, alicercemo-nos nele nossa vida.

Que o Senhor nos abençoe em nosso proposito de fidelidade.

Padre Evandro Lima - administrador do Santuário do Pai das Misericórdias

Pe. Evandro Lima
Administrador do Santuário do Pai das Misericórdias

 

Deixe seu comentários

Comentário