Testemunho do Alexsandro Freitas

Meu nome Alexsandro de Lima Freitas, natural de Parnamirim (RN). Sou seminarista da Canção Nova e estou prestes a ser ordenado diácono da Igreja Católica, na diocese de Lorena (SP). Brevemente descreverei a minha jornada vocacional até o ponto em que cheguei.

Aos 15 anos de idade, fiz minha primeira experiência de encontro pessoal com Jesus. Foi a partir desse fato que iniciei uma caminhada na Igreja. Contudo, eu não pensei imediatamente em ser padre.

Eu tinha o sonho de ser jogador de futebol, e existia a oportunidade de eu seguir a carreira no esporte. Pensava eu: “Posso ser um homem de Deus que joga futebol”. Não haveria problema nenhum nisso; mas existia um Alguém mais interessado no meu “passe”.

Num domingo, fui a um encontro de oração em Natal (RN). No momento de uma dinâmica de animação, fiquei frente a frente com uma senhora; olhando fixamente em seus olhos, foi como se o tempo parasse, e eu vi nos olhos dela um povo que necessitava de pessoas que se doassem por ele no sacerdócio. Esse povo era como “ovelhas sem pastor”. Entendi que Deus me chamava a ser um desses homens que oferecem sua vida ao sacerdócio. Após essa experiência, parece que o tempo voltou a transcorrer novamente e tudo voltou ao normal, menos eu. Nunca mais fui o mesmo. A mão de Deus tinha deixado Sua marca em meu coração.

Eu saí dessa experiência dizendo a Deus repetidas vezes em meu interior: “Não acredito que o Senhor está pedindo isso de mim! Eu não acredito que o Senhor está pedindo isso de mim!…” Eu fazia esse questionamento já sabendo que, daquele momento para frente, não teria mais volta.

Por mim mesmo, antes do chamado, eu não escolheria essa vocação, pois eu queria casar e ter muitos filhos. Entretanto, havia em meu coração uma grande disposição de fazer a vontade de Deus. E o segredo para a entrega estava na disposição de querer o querer de Deus mais do que o meu. Assim, pude aceitar, aos poucos, a vocação, e perceber características de um ministro sacerdote com as quais Deus já havia me constituído. Com a ajuda de pessoas que me auxiliaram no discernimento do chamado de Deus, eu fui dando os passos concretos nessa missão.

Desse modo, eu pude fazer – e espero continuar fazendo – a experiência daquele comerciante que procura por pérolas preciosas e, encontrando uma de grande valor, vende tudo o que tem e compra aquela pérola (cf. Mt 13,45-46).

Agora, estou a poucos dias da minha Ordenação Diaconal. Apesar de saber das alegrias e dos deveres dessa vocação, não tenho conhecimento de para onde o Senhor me enviará, não sei dos Seus caminhos. Mas sei que Ele tem o melhor para mim, pois é meu Pai, e um Pai de verdade não deseja senão o bem para Seus filhos. Dessa maneira, quero me lançar em Seus braços e seguir a passos firmes, pois “o Senhor é meu pastor e nada me faltará” (Sl 23,1).

A você que lê essas páginas, peço encarecidamente que reze – pode ser agora mesmo – por mim e pelos outros sete irmãos que serão ordenados comigo, a fim de que sejamos diáconos e futuros padres segundo o coração de Deus, o Pai das misericórdias.

Deus os abençoe!

(O seminarista Alexsandro de Lima Freitas será ordenado diácono às 16hs do dia 20 de Dezembro por ocasição da Abertura da Porta da Misericórdia no Santuário.)