Virgem Pietá: coragem, firmeza e esperança

No dia 15 de setembro comemoramos a Festa de Nossa Senhora das Dores; também podemos chamar de Nossa Senhora da Piedade ou Pietá em italiano.

No Santuário do Pai das Misericórdias há uma belíssima imagem da Pietá, confeccionada pelo artista plástico Genésio Gomes, trata-se de uma réplica do artista italiano Michelangelo. Comemorar a festa de Nossa Senhora Pietá não se trata apenas de dar ênfase ao sofrimento de Maria, a Mãe de Jesus, e sim ressaltar a coragem, a firmeza e a esperança dessa Mãe.
Maria precisou ser corajosa, Ela viu Seu Filho ministrar vários ensinamentos e realizar grandes prodígios. Mas, também viu Jesus ser perseguido; ser maltratado; deve ter chegado aos seus ouvidos muitas mentiras sobre Ele.

Será que não precisamos da mesma coragem para seguir Jesus?

Contudo, em meio a tantas contrariedades, o que a Mãe fez? Abandonou Seu Filho? Deserdou-O? Não! Ela acreditou e, com coragem, O seguiu naquelas ruas apertadas de Jerusalém. E, ainda mais apertadas, por causa da multidão que seguia Seu Filho. Maria, com coragem, seguiu os passos de Jesus. Quantas vezes, no caminho que percorremos, parece que Jesus, nosso Deus, nosso Salvador, está derrotado? Está sendo humilhado e não reage? Maria, mesmo ao se deparar com a “passividade” de Seu Filho, caminhou. Ela parecia entender que o melhor naquele momento era acompanhar, silenciar, contemplar e confiar em Deus. Tudo isso só era possível com uma coragem que vinha de dentro d’Ela, que vinha do Pai.

A Mãe das Dores foi a Mulher da firmeza!

O artista conseguiu expressar, por meio da imagem, a confiança de Maria naquela hora de dor. A imagem é de alguém que estava sofrendo, mas estava firme; não fez escândalo, não deu “show” (no sentido que querer aparecer), não se desesperou. Porque Maria é firme; confiante e constante! Claro que, não foi fácil se deparar com aquela cena, Maria pode até ter se abalado, porém não desmoronou. Maria chorou, mas não O abandonou. Maria deve ter se entristecido, no entanto, intercedeu pelos pecadores. Maria, Mãe de fé, Mulher firme que não “arreda o pé”. Por fim, Maria é a Mulher cheia da graça de Deus, da coragem, firmeza e da esperança. A imagem da Pietá também transmite esperança e trata-se de uma mãe sofrida, mas que suportou as dores da alma porque tinha muita esperança. Maria guardava os ensinamentos do Senhor no coração e os meditava. Por isso, não se desesperou e n’Ele esperou. O Senhor nos ajude para que, ao visualizarmos a imagem da Pietá, a imitemos na coragem, na firmeza e na esperança; até Jesus voltar.

Pe. Marcio Prado – Comunidade Canção Nova.

SANTA MISSA

CONFISSÕES