Novena a São José | 2º dia

A importância de São José para a Igreja Católica

Segundo a Exortação Apostólica Redemptoris Custos, do Santo padre, o Papa João Paulo II, São José é tido como protetor da Igreja:

“Há cem anos, exactamente, o Papa Leão XIII exortava o mundo católico a rezar para obter a protecção de São José, Patrono de toda a Igreja. A Carta Encíclica Quamquam pluries fazia apelo para aquele amor paterno que José dedicava ao Menino Jesus e recomendava-lhe, a ele próvido guarda da divina Família, a preciosa herança que Jesus Cristo adquiriu com o próprio sangue. Desde então, a Igreja implora a protecção de São José, em virtude daquele vínculo de caridade que o uniu à imaculada Virgem Mãe de Deus, e recomenda-lhe todas as suas solicitudes, também pelo que se refere às ameaças que incumbem sobre a família humana.”

Diante de singular participação de São José no corpo místico de Cristo, que é a Igreja, somos chamados a honrá-lo através da novena dedicada a ele.

2º Dia – São José, esposo da mãe de Deus

São José, castíssimo esposo da Mãe de Deus e guarda fiel da sua virgindade, obtende-me por Maria a pureza do corpo e da alma e a, vitória em todas as tentações e dificuldades. Recomendo-vos também os esposos cristãos para que, unidos com sincero amor e fortalecidos pela graça, se amparem mutuamente nos sofrimentos e tribulações da vida. Amém.
Rogai por nós São José, esposo da mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Deus, que por uma inefável providência vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para esposo de vossa Mão Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos ter no Céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Veja mais:

.:3º Dia – São José, chefe da Sagrada Família
.:4º Dia – São José, exemplo de fidelidade
.:5º Dia – São José, espelho da paciência

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!