Novena a São José | 5º dia

A importância de São José para a Igreja Católica

Segundo a Exortação Apostólica Redemptoris Custos, do Santo padre, o Papa João Paulo II, São José é tido como protetor da Igreja:

“Há cem anos, exactamente, o Papa Leão XIII exortava o mundo católico a rezar para obter a protecção de São José, Patrono de toda a Igreja. A Carta Encíclica Quamquam pluries fazia apelo para aquele amor paterno que José dedicava ao Menino Jesus e recomendava-lhe, a ele próvido guarda da divina Família, a preciosa herança que Jesus Cristo adquiriu com o próprio sangue. Desde então, a Igreja implora a protecção de São José, em virtude daquele vínculo de caridade que o uniu à imaculada Virgem Mãe de Deus, e recomenda-lhe todas as suas solicitudes, também pelo que se refere às ameaças que incumbem sobre a família humana.”

Diante de singular participação de São José no corpo místico de Cristo, que é a Igreja, somos chamados a honrá-lo através da novena dedicada a ele.

5º Dia – São José, espelho da paciência

Bondoso São José, que suportastes com heroísmo as provações e adversidade na viagem a Belém, na fulga para o Egito e durante a vida oculta em Nazaré, e me destes o exemplo de admirável conformidade com a vontade de Deus, obtende-me a virtude da paciência nas dificuldades de cada dia. Alcançai também invencível paciência a todos que suportam pesadas cruzes, a fim de que se unam sempre mais a Jesus, divino modelo de mansidão e paciência.
Rogai por nós São José, espelho da paciência, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Deus, que por uma inefável providência vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para esposo de vossa Mão Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos ter no Céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Veja mais:

.:6º Dia – São José, modelo dos operários
.:7º Dia – São José, protetor da Santa Igreja
.:8º Dia – São José, esperança dos enfermos

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!