Novena a São José | 6º dia

A importância de São José para a Igreja Católica

Segundo a Exortação Apostólica Redemptoris Custos, do Santo padre, o Papa João Paulo II, São José é tido como protetor da Igreja:

“Há cem anos, exactamente, o Papa Leão XIII exortava o mundo católico a rezar para obter a protecção de São José, Patrono de toda a Igreja. A Carta Encíclica Quamquam pluries fazia apelo para aquele amor paterno que José dedicava ao Menino Jesus e recomendava-lhe, a ele próvido guarda da divina Família, a preciosa herança que Jesus Cristo adquiriu com o próprio sangue. Desde então, a Igreja implora a protecção de São José, em virtude daquele vínculo de caridade que o uniu à imaculada Virgem Mãe de Deus, e recomenda-lhe todas as suas solicitudes, também pelo que se refere às ameaças que incumbem sobre a família humana.”

Diante de singular participação de São José no corpo místico de Cristo, que é a Igreja, somos chamados a honrá-lo através da novena dedicada a ele.

6º Dia – São José, modelo dos operários

Humilde São José, que, vivendo em pobreza, dignificastes a vossa profissão pelo trabalho constante e vos sentistes feliz em servir a Jesus e Maria com o fruto de vossos suores, alcançai-me amor ao trabalho que me foi imposto como dever de estado, procurando cumpri nisto sempre a vontade de Deus. Protegei os lares dos operários do Brasil contra a influência nefasta dos inimigos de Cristo e da Santa Igreja; obtende-lhes a graça de santificarem o seu trabalho pela reta intenção, em tudo conformados com os desígnios da Divina Providência. Amém.
Rogai por nós São José, modelo dos operários, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Deus, que por uma inefável providência vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para esposo de vossa Mão Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos ter no Céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Veja mais:

.:7º Dia – São José, protetor da Santa Igreja
.:8º Dia – São José, esperança dos enfermos
.:9º Dia – São José, padroeiro dos moribundos

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!