Saiba como foi o encontro dos reitores de santuário no Brasil

Encontro em Curitiba (PR) reuniu reitores de santuário no Brasil

Queridos filhos e filhas do Pai das Misericórdias, nessa semana estive num encontro com os reitores de santuário no Brasil, foi uma excelente experiência primeiro em ouvir os palestrantes que deram algumas linhas gerais sobre a vida de um santuário. O primeiro foi o padre Alexandre Awi, disse que os santuários até pouco tempo não eram tão valorizados ao ponto de nem serem mencionados em muitos documentos do passado. Dizia ele que no Código de Direito Canônico (CDC) antigo não se menciona, no Concílio Vaticano II raramente aparece a palavra “santuário” e apenas no novo CDC o termo irá aparecer.

Padre Alexandre apresentou a visão de santuário com o seguinte material: Diretório de Pastoral Popular e Liturgia, o Doc. de Aparecida, a exortação apostólica Evangelli Gaudium, as suas experiências com o papa Francisco e uma conclusão. De maneira geral os santuários são locais onde as pessoas fazem uma experiência com Jesus Cristo através das diversas devoções marcianas, dos santos ou da Santíssima Trindade. Como acontece isso? Quem articula para que surja o santuário? Nasce da simplicidade de uma pessoa ou povo aberto à ação do divino, Deus é simples e se revela aos pequeninos e com o tempo toma uma grande proporção de alcance em toda cidade, estado, país e até a nível mundial.

O segundo palestrante foi o padre João Batista, reitor do Santuário Nacional de Aparecida, com o tema “O Santuário como lugar de encontro”, ele falou que a vida é marcada por encontros e desencontros, foi de um desencontro que a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi jogada no rio paraíba e desse episódio houve um encontro onde pescadores simples pescaram a imagem e a partir dali grandes milagres aconteceram. Depois o reitor de Aparecida cinco elementos presentes num santuário: lugar da Aliança, da Palavra, do Espírito, dos sacramentos (eucaristia e reconciliação), lugar da beleza e lugar da festa e da esperança. De maneira específica falou de Aparecida, Santuário de Aparecida é a casa de Maria, um lugar onde se pode estar no colo da mãe, lugar onde se encontra com os irmãos, são pessoas de várias partes do país, mas são todos irmãos. E por fim, pe João Batista falou dos desafios, pois os santuários atraem pessoas de todo tipo, pessoas religiosas e pessoas que estão fazendo turismo, o grande desafio é acolher a todos.

Na terceira reflexão o monsenhor Leomar Brustolin, daqui a alguns dias será sagrado bispo, partilhou o doc. 100 e 104 da CNBB, o doc. fala a respeito das paróquias, mas cabem também na realidade de santuário. Ele destacou esse novo tempo que vivemos onde as pessoas estão até mais religiosas, porém menos comunitárias, o desafio é o sair do privado para o comunitário. Já que nos santuários se trabalha o indivíduo, há um “atendimento” pessoal cabe aos reitores e a equipe ajudar o peregrino a se envolver com sua realidade local, “faz-se uma experiência naquele lugar e retorna-se para a origem e ali se engaja”.

No nosso último dia a palestrante foi a Solange Parron, trabalha no Santuário de Aparecida cerca de 15 anos, falou sobre as mídias e o marketing, ela reforçou sobre a necessidade de acolher bem os peregrinos, de planejar, ter estratégias para atingir os 130 milhões de católicos no Brasil, “tem muita gente precisando ser evangelizada”, diante das dificuldades, dizia ela, buscar ajuda profissionais na área, há muitas ferramentas para serem utilizadas para anunciar Jesus Cristo.

Por fim, concluímos nosso encontro com a Celebração Eucarística, presidida pelo reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista. Para mim o encontro foi de grande valia pelo contato com outros santuários, pela troca de experiências, pelas orações que fizemos para os nossos santuários e pelos peregrinos. Deu para perceber que a inspiração que Deus colocou no coração do mons. Jonas do Santuário do Pai das Misericórdia, foi e é mesmo uma inspiração do Alto, devido a ação de Deus Pai através dos sacramentos, a “atração” natural que o santuário provoca e o resultado só pode ser e tem sido conversões, valorização da vida, compromisso com Jesus e com a comunidade. Agradeço muito a Deus por este 21 Encontro dos Reitores de Santuário, agradeço a Deus pela bênção e pela responsabilidade de estar num santuário, agradeço a Deus porque temos um longo caminho a percorrer e que precisamos melhorar, e agradeço por ver concretamente a ação divina nos vários Estados do nosso Brasil.

“Que o Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação continue a derramar suas graças sobre os nossos santuários. Amém!”

Padre Márcio José do Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário