MEMÓRIA

A apresentação da Virgem Maria no templo

A festa da apresentação da Virgem Maria no Templo não pode ser confundida com a festa que celebramos no dia 2 de fevereiro, dia em que a Igreja festeja a apresentação de Jesus no templo e a purificação da Virgem Maria.

A apresentação da Virgem Maria não está descrita nos Evangelhos ou mencionada em algum outro texto do Novo Testamento. Segundo uma antiga tradição que fazia parte das comunidades primitivas e que encontramos descrita em trechos de dois livros apócrifos, de forma especial no Evangelho apócrifo de Tiago Menor, a apresentação da Virgem Maria foi uma consagração total daquela que diria mais tarde o seu: “Eis-me aqui!”.

Foto: Cathopic

O relato conta que Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora, quando a Virgem Maria tinha três anos de idade, foram até o templo em Jerusalém para consagrá-la a Deus. A consagração foi uma forma que os pais de Nossa Senhora encontraram para agradecer ao Senhor pelo milagre do nascimento da Virgem Maria. De acordo com o texto apócrifo, o Anjo Gabriel apareceu a Ana e anunciou que ela seria mãe, apesar de sua idade avançada.

No dia da apresentação, os pais de Nossa Senhora, acompanhados por mulheres que carregavam velas acesas nas mãos, apresentaram-na ao sumo-sacerdote no templo. Ao chegar no terceiro degrau da entrada do templo, o Sumo sacerdote recebeu Maria nos braços e declarou: Deus irá revelar através de você a redenção para os filhos de Israel. Como resposta, Maria, aos três anos de idade, começou a dançar.

Ao ler essa história, podemos ficar presos aos exageros piedosos que encontramos em determinados pontos. Porém, nós somos chamados ao essencial da apresentação da pequenina Maria no templo: sua consagração total a Deus. Ao olhar para este fato, a Igreja não se preocupa com as imprecisões que possam existir no texto apócrifo, mas ela contempla que, desde sempre, o coração de Maria esteve inteiramente voltado para Deus. Com esta festa, a Igreja celebra a santidade de Nossa Senhora desde seus primeiros anos de vida.

Maria é um exemplo de oferta a Deus, uma oferta que começou com ela ainda pequenina. Por isso, neste dia, é comemorado o dia “Pro Orantibus”, no qual se faz memória das vocações de vida contemplativa na Igreja católica. Somos chamados a rezar por estes  homens e mulheres que se consagraram a Deus optando pela vida de entrega e oração em clausura e não pela evangelização apostólica no mundo.

A festa de hoje deve nos servir também para renovar nossa entrega e consagração a Deus, e mesmo que nós não possuamos o chamado à vida contemplativa, pelo nosso batismo somos chamados à santidade e a uma vida que reconheça, nos fatos e atos, que Deus é o Senhor de nossa vida. Este olhar para dentro de nós deve aumentar o desejo de viver com coerência a vocação que o Senhor nos chamou: ser santos!

Santo Afonso de Ligório, em uma de suas orações dedicada a Virgem Maria, reza:

“Ó dileta de Deus, amabilíssima menina Maria! Ah! Se assim como vos apresentastes no templo e prontamente e inteiramente vos consagrastes à glória e ao amor do vosso Deus, eu pudesse também oferecer-vos, neste dia, os primeiros anos de minha vida para dedicar-me todo ao vosso serviço, ó santa e dulcíssima Senhora minha, como seria então feliz!”

Santo Afonso sabia que, ao se consagrar a Maria, não estaria ferindo a Doutrina da Igreja ou cometendo um gesto de idolatria, mas, ao contrário, que, pelas mãos daquela que foi inteira do Senhor desde o início de sua vida, poderia chegar à santidade e, a exemplo dela, ser inteiro do Senhor. Por isso ele continua sua oração dizendo: “Eis, ó Maria, que hoje a vós me apresento e me ofereço todo ao vosso serviço, por aquele pouco ou muito tempo que me resta de vida neste mundo.

Não sabemos quanto tempo de vida ainda temos (espero que sejam muitos!), porém, a exemplo de Maria, que assumiu sua consagração ao Senhor a partir de sua apresentação no templo, esta festa seja uma oportunidade para nos apresentarmos e nos submetermos a Jesus pela intercessão e exemplo da Santíssima Virgem que, desde pequena, foi inteira do Senhor.

Padre Éder Pires – Comunidade Canção Nova
Ingressou na Comunidade Canção Nova em 2002, foi ordenado sacerdote no ano de 2012. Desde 2017, mora na casa de missão de Toulon na França

Instagram: @peederpirescn