Bispo Diocesano

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias é um bispo católico brasileiro, atual bispo da diocese de Lorena (SP)

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias nasceu em 23 de outubro de 1957, em Cafelândia (SP). Fez o ensino básico no Grupo Escolar de Cafelândia e o ensino médio na Escola Estadual Professor José Ranieri, em Bauru (SP). Em 1979, graduou-se em Administração de Empresas, na Faculdade Padre Anchieta, em Jundiaí (SP). A iniciação cristã foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em sua terra natal, na Diocese de Lins. Ingressou no Seminário Diocesano de Jundiaí e estudou Teologia no Instituto Pio XI de 1994 a 1997. Após os estudos, foi ordenado diácono em 8 de agosto de 1997, vindo a exercer o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Jundiaí.

Foi ordenado sacerdote no dia 12 de dezembro do mesmo ano. A partir de então, exerceu as seguintes funções na Diocese de Jundiaí: codiretor do movimento Cursilho de Cristandade (dezembro de 1997); vigário da Paróquia São Sebastião (Itupeva, dezembro de 1997); pároco da Paróquia São Francisco de Assis (Campo Limpo, janeiro de 1999); pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Várzea Paulista, outubro de 2001); presbítero a serviço da Diaconia Territorial de Santo Antônio (Botujuru, Campo Limpo Paulista, junho de 2002;) vice-reitor do Seminário Nossa Senhora do Desterro (Jundiaí, janeiro de 2003); membro do Colégio de Consultores da Diocese de Jundiaí (janeiro de 2006); reitor do Seminário Nossa Senhora do Desterro (Jundiaí, fevereiro de 2006); vigário paroquial da Paróquia Nova Jerusalém (Jundiaí, fevereiro de 2006); vigário geral da Diocese de Jundiaí (fevereiro de 2006); pároco da Paróquia São Roque (Jundiaí, janeiro de 2009); e administrador diocesano (março de 2009).

Em 21 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo titular de “Sita” e bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES). Foi ordenado bispo em 4 de março de 2012, escolhendo como lema do seu episcopado: Fiat Mihi Secundum Verbuum Tuum, que significa “Faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,38). Em 14 de maio de 2014, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Colatina. No dia 4 de março de 2015, foi nomeado bispo da Diocese de Colatina, pelo Papa Francisco, função que ocupou até o momento.

No dia 13 de janeiro de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco como o 10º Bispo da Diocese de Lorena (SP), esta vacante desde a transferência de Dom João Inácio Müller, ocorrida em 2019, para a Arquidiocese de Campinas (SP).

BRASÃO HERÁLDICO DE DOM JOAQUIM WLADIMIR LOPES DIAS

Fiat Mihi Secundum Verbum Tuum

“Faça-se em mim segundo a Tua palavra” Lc 1,38

Trata-se de um escudo eclesiástico tradicional, com dois campos, um ocre em forma de cruz e um azul.

Ornamentos: Chapéu prelatício com duas séries de seis borlas, pendentes dos flancos do escudo.

Timbre: Apoia-se sobre o báculo pastoral.

Chapéu: Em cima do escudo, indica “Cristo cabeça”, ligado pelos flancos às duas séries de borlas número 6, que significam os apóstolos. O forro interno do chapéu, em vermelho, representa o amor de Deus derramado por nós na cruz.

Escudo: Dividido em dois campos. O fundo azul simboliza a eternidade de Deus. O fundo ocre significa a realeza e divindade de Deus. Este campo torna-se uma cruz elevada, formando na parte superior o próprio símbolo de Cristo.

Café: Representa a cidade de Cafelândia (SP), onde nasceu dom Wladimir.

Uva: Simboliza a cidade de Jundiaí, onde ele foi ordenado. No campo azul do lado esquerdo, aparece a “flor de lis”, que representa a Virgem Maria. No lado direito, encontram-se as letras “Alfa e Ômega” – que mostra que Cristo é a palavra, o início e o fim.

Báculo: Símbolo do Pastor, do Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas suas ovelhas.

Mitra: Simboliza o esplendor da verdade que o bispo  deve resplandecer, ensinar e  viver.

Listel: Em cor branca, carrega em si o lema episcopal “Fiat Mihi Secundum Verbuum Tuum”, que significa “Faça-se em mim segundo a Tua palavra (Lc 1,38)”.

Fonte: Diocese de Lorena (SP)