Novena ao Pai das Misericórdias

 Oração Inicial

Pai das Misericórdias, queremos experimentar Seu poder. Que pela nossa prece e fé, realizem-se curas, sinais e prodígios em nossa vida. Que restaurados como homens e mulheres novos, apressemos a segunda vinda gloriosa de Jesus. Sabemos que o Senhor quer derramar sobre a humanidade Sua imensa misericórdia, a fim de prepará-la para esse dia glorioso, que se aproxima cada vez mais. Queremos Lhe oferecer, ó Pai, nossas dores e lutas, sofrimentos e esperanças, necessidades e toda a nossa vida. Tenha compaixão de nossos pecados e guie-nos pelos caminhos da verdade e do amor. Como filhos pródigos, queremos sempre voltar ao Santuário que é o Seu coração e aí experimentar Seu abraço, acolhida e misericórdia de Pai. Pai das Misericórdias, tenha misericórdia de nós!

Pai-nosso. Glória.

Pai das Misericórdias, no início desta novena, queremos abrir nosso coração como filhos diante do Pai atento e amoroso. Renovamos nossa confiança na Sua Divina Providência. Escute nosso pedido e seja feita a Sua vontade. Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouça-nos!

1º Dia da Novena

Pai das Misericórdias, abençoe as famílias

Pai, estamos aqui para Lhe apresentar nossas famílias e todas as suas necessidades.
Queremos ser verdadeiramente famílias novas, casais novos, células de uma sociedade renovada pelo Espírito Santo, sementes de um mundo novo.
Apresentamos os casais novos, em fase de adaptação. Entregamos ao Senhor os casais mais vividos: renove-os com Seu amor, derramando sobre eles os dons do Espírito Santo.
Fortaleça em todos os casais o vínculo perene do sacramento do Matrimônio, indissolúvel, até que a morte os separe.
Apresentamos os casais de namorados e noivos. Que eles se preparem com alegria e respeito para serem uma só carne no tempo propício, pelo sacramento do Matrimônio.
Pedimos também pelos casais em segunda união. Que encontrem em Sua misericórdia a força e o amparo de que precisam; que Lhe ofereçam sua obediência ao Magistério da Igreja, em sacrifício de louvor e reparação; que sejam fortalecidos pela Sua Palavra e pela Comunhão Espiritual.
Restaure os casais feridos no relacionamento do dia a dia. Que a bênção que receberam diante do altar seja renovada agora, mediante a nossa oração.
Fortaleça e ampare as pessoas viúvas. Que elas encontrem nas mulheres da Bíblia o exemplo de força e fé.

Oração ao Pai das Misericórdias. Pai-nosso. Glória.
Pai das Misericórdias, tenha misericórdia dos casais!

2º Dia da Novena

Pai das Misericórdias, abençoe nossos filhos

Pai, queremos interceder por nossos filhos. Pedimos para eles o despertar do dom da fé. Que suas vidas sejam por ela iluminadas.
Protege-os, desde os menores, até os adultos. Que sejam santos, que tenham coração de criança e cresçam em estatura e graça, à imagem de Jesus, Seu Filho.
Guarde-os e liberte-os dos vícios que envelhecem a alma. Abençoe os que estudam; que seja clareada sua vocação humana e profissional. Com Jesus pedimos: Pai de Misericórdia, não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do mal.
Guarde nossos filhos nas estradas da vida; que Seus anjos os conduzam e que onde estiverem, Sua misericórdia os alcance.
Que os netos também sejam alcançados por Suas graças; que mantenham a unidade, o amor e o respeito que a família precisa ter.

Oração ao Pai das Misericórdias. Pai-nosso. Glória.
Pai das Misericórdias, tenha misericórdia de nossos filhos e filhas!

3º Dia da Novena

Pai das Misericórdias, abençoe os desempregados

Pai, o desemprego assola nosso país, trazendo consigo sofrimento, humilhação e penúria.
Tenha compaixão dos pais desempregados que, atormentados, veem seus filhos passando necessidade. Olhe pelos jovens com o sonho frustrado de construir sua vida, atormentados pela falta de emprego, e vendo diante de si as portas fechadas.
Que os desempregados consigam seu emprego, com condições dignas, para poderem almejar dias melhores com sustento, saúde e moradia.
Mova os corações das autoridades que fazem as leis e o coração dos empresários; que eles se unam para sanar essa chaga na sociedade que é o desemprego.
Pedimos a intervenção da Sua Divina Providência aos que sobrevivem com um subemprego. Que a dignidade e o respeito encham a vida do ser humano de realização e paz.

Oração ao Pai das Misericórdias. Pai-nosso. Glória.
Pai das Misericórdias, tenha misericórdia dos desempregados!

4º Dia da Novena

Pai das Misericórdias, cure os enfermos

Diante do sofrimento dos enfermos, Jesus revelou ao Pai a face da Sua misericórdia curando a muitos no corpo e na alma.
Tenha misericórdia dos enfermos que, muitas vezes, são órfãos de um atendimento digno, batendo de porta em porta nos hospitais à procura de socorro.
Que nossos enfermos sejam amparados com condições dignas e eficazes de tratamento em nos- sos hospitais e postos de saúde.
Pedimos Sua intervenção para aqueles que estão em tratamento. Ilumine os médicos, potencialize o efeito dos remédios e que, por Sua graça, se realizem curas, milagres e prodígios
Abençoe, Senhor, esta pessoa: (nomear o enfermo). Nós Lhe pedimos por todos os enfermos atormentados pela dor, sofrimento e angústia.
Entregamos ao Senhor, ó Pai das Misericórdias, todos os doentes das várias enfermidades que atingem Seu povo: físicas, psíquicas e emocionais.
Cure a depressão que assola Seus filhos.
Diante do poder de Sua misericórdia, ó Pai, seja vencido todo mal.
Abençoe também os cuidadores dos doentes; que sejam renovadas suas forças, que se desgastaram pela dedicação diária e constante no cuidado dos enfermos. Que sua fé seja renovada ao cumprirem tão linda missão.
Pedimos, junto com a cura dos nossos enfermos, a conversão de seu coração, uma renovação de vida.

Oração ao Pai das Misericórdias. Pai-nosso. Glória.
Pai das Misericórdias, cure nossos enfermos!

5º Dia da Novena

Pai das Misericórdias, salve os cristãos perseguidos no mundo inteiro

Pai, o sofrimento causado pela perseguição ao povo cristão é muito grande.
O sangue inocente de muitos cristãos, derramado por professar a fé em Seu Filho Jesus, tem manchado a terra.
Verdadeiros massacres de cristãos têm acontecido independentemente de idade, sexo ou raça. Muitos são dizimados simplesmente pelo fato de ser cristãos. Inspire e toque os corações dos governantes, muitos dos quais assistem indiferentes a essa chacina.
Venha banir toda intolerância que quer justificar a violência e a morte como meio de impor sua ideologia, confundindo fé com fundamentalismo irracional.
Tenha misericórdia, ó Pai, do seu povo de Deus, exilado, expulso de sua própria casa, de sua própria terra, vivendo em abrigos, em condições subumanas, fugindo para não morrer com seus filhos.
Que a violência contra os cristãos cesse no mundo inteiro. Que haja a paz!

Oração ao Pai das Misericórdias. Pai-nosso. Glória.
Pai das Misericórdias, tenha misericórdia dos cristãos perseguidos no mundo inteiro!

6º Dia da Novena

Pai das Misericórdias, inspire nossos governantes

Pai, nosso país foi tão abençoado com imensas extensões de terra fértil e produtiva. Esta é a terra de Santa Cruz, um país gigante, com uma população tão grande. O Brasil necessita de pessoas do bem, que, inspiradas no bem comum, realizem a missão de governar o país e promover o bem público, com integridade e competência.
Pai das Misericórdias, inspire nossos governantes a realizar projetos e leis que beneficiem o povo, especialmente os mais sofridos, que não têm com quem contar. Que surjam projetos que tragam o progresso sem causar danos ao meio ambiente e às famílias.
Livre nossas autoridades do flagelo da corrupção e da ganância, do mal uso do poder, que deforma o caráter e o direito de cada um.
Inspire verdadeiras vocações à vida pública, para que tenhamos quem defenda os valores cristãos. Suscite homens e mulheres que façam de Sua Palavra e Magistério o guia de seus atos e consciência.
Abençoe os eleitores, pois são eles que pelo voto tiram ou colocam os políticos no poder. Que exerçam com discernimento e coerência seu precioso direito de votar.
Finalmente, Senhor, suplicamos que o mal não impere em nossa nação.

Oração ao Pai das Misericórdias. Pai-nosso. Glória.
Pai das Misericórdias, abençoe os nossos governantes!

7º Dia da Novena

Pai das Misericórdias, guarde e proteja os viajantes e peregrinos

Pai, proteja Seus filhos que viajam por terra, mar e ar.
Abençoe seus propósitos, guarde-os em suas partidas e que, em seu trajeto, experimentem Sua companhia, fortalecendo seus corações, cheios de saudade dos que ficaram para trás.
Abra os caminhos, acalme as tempestades e nos livre de todo acidente, assalto e turbulência de viagem.
Abençoe os meios de locomoção, os veículos que levam Seus filhos por este mundo afora. Que a Sua proteção se faça sentir em todo momento da viagem.

Oração ao Pai das Misericórdias. Pai-nosso. Glória.
Pai das Misericórdias, tenha misericórdia dos viajantes e peregrinos!

8º Dia da Novena

Pai das Misericórdias, liberte Seus filhos e filhas dos vícios

Pai, quantos de Seus filhos sofrem da dependência química! As drogas invadiram nossos lares, escolas e cidades.
Até as menores cidades sofrem com o assédio dos traficantes e usuários, que não poupam o uso da violência para receber o seu salário de morte.
Liberte Seus filhos de todo tipo de droga e dependência. Converta os traficantes, para que se arrependam dos males que causam ao dependente, afetando e envolvendo toda a sua família em grande sofrimento.
Que todo tipo de dependência seja desterrada daqueles que se embriagam, fumam, fazem uso de drogas injetáveis e que são dependentes das mídias sociais e dos prazeres da carne. Enfim, Senhor, Pai das Misericórdias, liberte Seus filhos.

Oração ao Pai das Misericórdias. Pai-nosso. Glória.
Pai das Misericórdias, liberte Seus filhos!

9º Dia da Novena

Pai das Misericórdias, abençoe as vocações

Pai, o Evangelho precisa de pessoas que, ouvindo a Sua Boa-Nova com o coração aberto, experimentem Sua misericórdia e possam, livres de toda prisão, anunciar a Sua Palavra com ousadia.
Desperte as vocações, Senhor, para o Seminários, para os Conventos, para as Novas Comunidades.
A messe é grande. Fecunde corações que, na moção do Espírito, digam um “sim” generoso à Igreja, um “sim” missionário, um “sim” de entrega total.
Arranque o medo de dizer este “sim”, transformando-o em uma entrega feliz, generosa e radical em Suas mãos.

Oração ao Pai das Misericórdias. Pai-nosso. Glória.
Pai das Misericórdias, aumente as vocações!

Oração ao Pai das Misericórdias

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouça a súplica confiante que Lhe apresentamos neste momento: (fazer o pedido).
Acolha este povo que vem, cheio de fé e esperança, ao Seu Santuário. Console os aflitos, socorra os necessitados, enxugue as lágrimas aqui derramadas. Ampare os fracos e receba em Seus braços paternos este filho pródigo que volta para o Senhor.
Dê-nos a graça de sermos instrumentos da Sua misericórdia na vida dos nossos irmãos, para que assim o Seu nome seja amado em nossa família e em nossa nação. Tudo isso Lhe pedimos por Seu Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.