Novena à Mãe da Misericórdia, Pietá

No Santuário do Pai das Misericórdias, além do belíssimo mosaico, temos uma imagem da Mãe da Misericórdia Nossa Senhora, a qual chamamos de Pietá (em italiano) ou Piedade, título ainda da padroeira de nossa diocese de Lorena, onde a Canção Nova nasceu.

A inspiração da imagem da Pietá na igreja é devido à cruz do santuário e na Cruz do Senhor. A Cruz é uma imagem que nos remete ao Salvador Jesus Cristo, que morreu nela para nos salvar.

:: Novena ao Pai das Misericórdias

Após a morte na Cruz, Ele foi retirado e entregue à Sua Mãe Santíssima, assim nos ensina a tradição da Igreja. Vários artistas pintaram ou fizeram imagens da cena de Maria com seu Filho morto no colo. No Santuário do Pai das Misericórdias, temos a imagem da Pietá, a Mãe da Misericórdia porque em nosso calendário há a Festa da Exaltação da Santa Cruz, realizada no dia 14 de setembro, na qual o Pai mais amou a humanidade. No dia seguinte, 15 de setembro, comemoramos Nossa Senhora da Piedade (Pietá). É uma imagem que diz muito para os cristãos católicos.

Maria é a escolhida, a agraciada, a Mãe do Salvador, mas é também a Mãe das dores, da piedade (Pietá ou Mãe da Misericórdia). Temos um carinho especial pela nossa mãe e, claro, pela Mãe de Jesus, nosso Salvador.

Através desta novena, queremos, além de nos colocar no colo da mãe, pedir uma graça, recorrer à Mãe da Misericórdia para que imitemos suas virtudes. E, ao imitá-las, revelemos mais e mais a Jesus Cristo a Misericórdia do Pai.

 

Oração inicial (todos os dias)

Virgem Maria, Nossa Senhora Pietá, Mãe da Misericórdia, colocamo-nos como filhos necessitados de colo. Mãe piedosa, são tantos os nossos pedidos, mas queremos, sobretudo, agradecer-lhe pelo carinho e pela acolhida de Mãe.

Acolha, Mãe, esta nossa humilde oração (pedido), Filha amada do Pai das Misericórdias, Mãe da Misericórdia, de Jesus Cristo, e, Esposa do Espírito Santo.
Amém!

Oração final (todos os dias)

Virgem Maria, Nossa Senhora Pietá, Mãe da Misericórdia, nós lhe agradecemos por mais um dia de novena. A sua intercessão nos conforta, anima, dá esperança e nos lança/envia a enfrentar as dificuldades com fé. Obrigado(a), Mãe da Misericórdia, pelo seu amor para com cada um de nós, seus filhos.
Amém!

1º Dia da Novena
Confiança em Deus Pai

 

Oração inicial 

Meditação

Mãe da Misericórdia, interceda junto ao seu Filho Jesus. A Senhora, ainda muito jovem, recebeu a visita do anjo que lhe deu a boa notícia de que o Pai a havia escolhido para a tão sublime missão: ser a Mãe do Salvador. O que se passou em seu coração? A Senhora deu o “sim” e já sabia de tudo o que iria acontecer? Provavelmente, a Senhora não
sabia, mas confiou mais uma vez no Pai. Mãe cheia de misericórdia, nos ensine que, quando se trata das coisas do Alto, devemos confiar e pronto; sem ter respostas, a Senhora disse o “sim” com generosidade e nunca foi desamparada. Nós queremos, nesses nove dias, dizer o nosso “sim” e confiar no Pai. Mãe da Misericórdia Pietá, ao assumir uma criança, em princípio sem pai biológico, a Senhora não se importou com sua reputação ou fama, mas,
com prontidão, tinha apenas a preocupação de apresentar o Cristo ao mundo.

Mãezinha Pietá, que nós não tenhamos medo de assumir Jesus em nossas vidas, mesmo que venhamos a perder a boa fama, pois, na verdade, não perderemos o Céu por graça do Pai se vivermos a fidelidade ao seu Filho Jesus. Amém.

Oração final 
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

 

2º Dia da Novena
Na provação viver a palavra de Deus

 

Oração inicial 

Meditação

Mãe da Misericórdia, sua gravidez foi obra do Espírito Santo. A Senhora e seu esposo, São José, precisaram ir para Belém, e ali Jesus nasceu. Com confiança, a Senhora assumiu a responsabilidade de ser Mãe do Filho de Deus. Como se não bastasse tamanho encargo, precisou fugir para o Egito, pois o seu Filho recém-nascido já era alvo de perseguição, já que Herodes temia perder o poder. A Senhora, Jesus e seu justo esposo, foram para o Egito, terra
que, no passado, já havia acolhido José, filho de Jacó, que se tornou o salvador de sua família, e que agora acolhe o Salvador. Terras estrangeiras acolhem o Cristo Senhor. A Senhora levou Jesus, ainda menino, às terras estrangeiras, a outro povo que não era herdeiro da promessa.

Virgem Pietá, interceda por nós neste segundo dia, para que possamos fazer das perseguições oportunidades de apresentar o Salvador Jesus aos pagãos, aos pobres, aos que acreditam não merecer, pois Ele veio exatamente para os que não se sentem merecedores da graça.
Amém.

Oração final 
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

 

 

3º Dia da Novena
Oração Meditativa

Oração inicial

Meditação

Mãe da Misericórdia, a Senhora e São José foram apresentar Jesus ao templo, embora já soubessem pelo anjo que se tratava do Messias. Quanta alegria e dor ao seu coração em escutar Simeão. O profeta do templo disse que seu Filho iria ser sinal de contradição, que iria ser causa de queda e reerguimento para muitos em Israel e, ainda, uma espada de dor transpassaria sua alma. Ó Mãe da Misericórdia, quem da Senhora teve piedade? Mãe, acolha as nossas dores, acolha as dores das mães e dos pais que, preocupados com o presente e o futuro, sofrem antecipadamente com seus filhos.

Mãe da Misericórdia, a dor da Senhora deu lugar ao amor e à confiança na Providência Divina. Neste terceiro dia, nos ensine a não nos desesperarmos na preocupação com as pessoas a quem queremos bem, filhos e parentes. Ainda que
venha a dor no coração, queremos transformar a dor em amor.
Amém.

Oração final
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

 

 

4º Dia da Novena
Preocupar-se, mas não desesperar-se

Oração inicial 

Meditação

Mãe da Misericórdia, Mãe piedosa, como filhos tementes a Deus, a Senhora e seu esposo realizaram a peregrinação até o templo de Jerusalém. Desde menino, apesar de ser o Filho de Deus, a Senhora educou Jesus na fé, e ir ao templo era um sinal visível da decisão interior da Senhora de ser toda de Deus. Após as orações no templo, era preciso retornar para casa, mas, depois de um tempo, a Senhora percebeu que Jesus não estava no retorno da peregrinação. Que dor a Senhora deve ter sentido naquela hora! A Senhora passou a procurá-Lo entre os parentes e, certamente, sentiu dor e aflição por não encontrar seu Filho. Na verdade, não foi descuido perder o Filho, mas muita confiança n’Ele. Quando seu Filho Jesus foi encontrado, após três dias, quanta alegria, e, ao seu questionamento de mãe, a resposta d’Ele mostrou que aprendeu com a Senhora a cuidar das coisas do Pai. Mãe da Misericórdia, quantas coisas a vida ensina? E a sua maternidade também nos ensina, pois trata-se de uma maternidade que cuida, que se preocupa e que confia no filho. Mãe, são muitas mães, pais e filhos que já se decepcionaram porque confiaram nos
seus e, infelizmente, estes se perderam. A Senhora perdeu, mas não se desesperou.

Que hoje, neste quarto dia de novena, nós aprendamos que nem sempre as coisas estão em nossas mãos, que perder, esquecer ou falhar fazem parte de nossa pequenez, mas com a Senhora aprendemos que as dores causadas pelas preocupações com as pessoas a quem queremos bem nos fazem rezar mais, confiar mais. Que a nossa preocupação
seja de viver o Evangelho do seu Filho Jesus, que nos ensina sempre a confiar e fazer a vontade do Pai.
Amém.

Oração final 
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

 

 

5º Dia da Novena
O sofrimento, um chamado à santidade

Oração inicial

Meditação

Mãe da Misericórdia, a Senhora recebeu a promessa do Messias Salvador, foi a responsável pelo Seu crescimento, participou da Sua educação, viu Jesus aprender a profissão com Seu pai adotivo. Apesar da profecia, teria passado pelo seu pensamento que Jesus não precisaria passar por sofrimentos, já que Ele era o Filho de Deus? Quantas vezes, Mãe, pensamos que servir a Deus é tranquilo, que não precisamos sofrer tanto, que não há necessidade de sacrifícios? Quantas vezes pensamos que, por sermos cristãos, seremos preservados de qualquer mal, porque temos fé e servimos seu Filho Jesus?

A Senhora e seu Filho são provas de que os bons também sofrem. Mãe da Misericórdia, nos ensine, neste quinto dia, a fazer a vontade do seu Filho Jesus, tomar a cruz de cada dia e encarar os sofrimentos como um chamado de Deus para sermos cada vez melhores uns com os outros. Que, em vez de reclamarmos, nós louvemos o Cristo e roguemos por aqueles que nos fazem mal.
Amém.

Oração final 
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

 

 

6º Dia da Novena
Cultivar sempre a esperança

Oração inicial 

Meditação

Mãe da Misericórdia, a Senhora foi uma mulher madura e forte que acompanhou seu Filho Jesus em várias situações próprias de mãe. A Senhora ensinou Jesus a dar os passos de vida e de fé, ajudou-O nas quedas, quando era menino. Já no caminho do Calvário, o homem Jesus precisou dar passos ainda mais difíceis. O caminho da oferta total foi marcado por blasfêmias, chicotadas e quedas. Quantas vezes a Senhora levantou Jesus das quedas, de quantos machucados do menino Jesus a Senhora cuidou? Mas, a caminho do Calvário, não era possível levantá-Lo, pois os guardas e a multidão não permitiam; no máximo, o seu amado Filho encontrou Simão Cireneu, que o ajudou a carregar a cruz, e, Verônica, que enxugou Seu rosto, mas naquela hora só restava levantá-Lo com o olhar e a oração de intercessão; e a Senhora encontrou outra maneira de levantar Jesus: com o olhar e a oração.

Mãe Pietá, neste sexto dia de novena, queremos confiar ao seu olhar e intercessão os filhos e as pessoas a quem queremos bem, aqueles sobre os quais não temos mais controle. Gostaríamos tanto que se convertessem, que mudassem de vida, mas não podemos dar os passos por eles, e, ao percebermos que eles caíram, resta-nos um olhar
misericordioso e a intercessão. Aprendemos com a Senhora a olhar com esperança e rezar sem desanimar, confiando em seu Filho Jesus. Amém.

Oração final 
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

.

 

7º Dia da Novena
Permanecer com Jesus

 

Oração inicial 

Meditação

Mãe da Misericórdia, a Senhora foi fiel ao plano que o Pai lhe confiou, viu seu Filho, Nosso Senhor, ser maltratado, ser condenado como malfeitor, quando na verdade apenas amou. A Senhora é a discípula fiel, pois não se deixou contaminar pela crueldade, pelo espírito de vingança; acompanhou os últimos passos de Cristo e a crueldade da crucificação, pois sabia que aqueles passos eram para a salvação da humanidade. Que dor ao ver o bom Filho na cruz! A cruz era o lugar dos malfeitores, dos piores pecadores. Que lugar foi esse que arrumaram para seu Filho? Pois Ele veio mesmo para os pecadores, Ele quis estar ali para obedecer ao Pai e para santificar a cruz e resgatar exatamente
os pecadores. Seu Filho Jesus se sujeitou à cruz, morreu nela para torná-la bendita.

Neste sétimo dia, Mãe, nós lhe agradecemos por permanecer com seu Filho até a morte, por testemunhar o Amor de Deus por intermédio de Jesus na cruz. Mãe da Misericórdia, queremos ser fiéis até o fim, enxergar e tomar a nossa cruz como bênção.
Amém.

Oração final 
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

 

 

8º Dia da Novena
Querer bem os maus

Oração inicial 

Meditação

Mãe da Misericórdia, no caminho das dores, após ter visto o último suspiro do Cristo, a Senhora ainda testemunhou o soldado ferir o peito de seu Filho, do qual jorraram sangue e água. Várias espadas de dor haviam transpassado o seu coração, e, naquela hora, a Senhora viu o soldado ferir o coração do Salvador; era mais uma espada de dor a ferir o seu coração. Contudo, apesar da dor, a lança que feriu gerou conversão. O soldado foi banhado pelo sangue e pela água que jorraram do coração do Senhor e se converteu.

Neste oitavo dia, queremos pedir por todos aqueles que atacam, maltratam, blasfemam e ferem Jesus, a Igreja e até mesmo a Senhora. Que esses irmãos, mesmo que machuquem, com suas atitudes e seus pecados, o Salvador e a Igreja, sejam banhados pelo sangue e pela água que jorram do coração do Senhor. Pois o Senhor retribuiu os males com bênçãos.
Amém.

Oração final 
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

 

 

9º Dia da Novena
Da cruz para a glória

Oração inicial 

Meditação

Mãe da Misericórdia, que caminho a Senhora percorreu? Como pôde a Senhora, a Mãe do Salvador, ter sofrido tanto? A Senhora foi capaz de sofrer e suportar muita coisa pela graça de Deus, porque foi escolhida, mas também porque foi fiel. Após a jornada do seu Filho até a morte, a Senhora O recebeu no colo. Que cena impressionante, Mãe! Como poderia pensar que iria viver isso? Mas mesmo com essa última espada de dor, a morte do Senhor, a Senhora permaneceu firme, chorosa, triste, mas com esperança. Pietá, Mãe de Misericórdia, a vida é feita de surpresas; a morte, vez ou outra, baterá à porta, seja morte de parente ou de um conhecido.

Nesses nove dias de novena, vimos que a Senhora aguentou firme por graça de Deus. Queremos também contar com a graça do Pai e, mesmo feridos, tristes e desrespeitados, pedimos corações firmes, decididos. Mesmo ao nos depararmos com a morte, queremos professar a fé na ressurreição. Temos esperança, cremos e queremos o Céu. Amém.

Oração final 
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

 

Gratidão pelos nove dias de oração e compromisso

Virgem Pietá, agradecemos à Senhora. Ainda muito jovem, respondeu com maturidade e aceitou ser a Mãe do Salvador. Agradecemos pelo “sim” que nos trouxe a Alegria, Jesus Cristo. A Senhora nem tinha ideia do que viria à frente, mas confiou no Pai. Mãe cheia de misericórdia, aprendemos que, quando se trata das coisas do Pai, devemos confiar e pronto; sem ter respostas, a Senhora disse o “sim” com generosidade e foi sempre fiel. Nós queremos agradecer esses dias nos quais rezamos, meditamos e aprendemos, com suas dores, que não precisamos ter medo de assumir o plano de Deus e de viver os mandamentos do seu Filho Jesus. E queremos nos comprometer a traduzir as dores em obras de Misericórdia para com os necessitados.
Amém.

Concretamente viver as obras de Misericórdia:

Obras de Misericórdia Corporais

1) dar de comer a quem tem fome;
2) dar de beber a quem tem sede;
3) vestir os nus;
4) visitar os doentes;
5) visitar os presos;
6) acolher os peregrinos;
7) enterrar os mortos.

Obras de Misericórdia Espirituais

1) dar bom conselho;
2) corrigir os que erram;
3) ensinar os ignorantes;
4) suportar com paciência as fraquezas do próximo;
5) consolar os aflitos;
6) perdoar os que nos ofenderam;
7) rezar pelos vivos e pelos mortos.

Magnificat
O canto Mariano de Misericórdia

A minh’alma engrandece ao Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos,
e despediu, sem nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor,
como havia prometido a nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre.
Amém.

Deixe seu comentários

Comentário