UM CAMINHO SEGURO

Vida interior: "A herança espiritual de Teresa D’Ávila"

No dia 21 de janeiro de 2024, o Santo Padre, Papa Francisco, nos convida a viver o Ano da Oração junto a ninguém melhor que Santa Teresa de D’Ávila, para nos ajudar a compreender o que é oração e vida interior.

Santa Teresa D’ Ávila ou Santa Teresa de Jesus é uma das figuras de mais destaque na espiritualidade cristã, no que se refere à vida de oração, à vida interior, que nasceu em 1515 em Ávila, Espanha. Falar de Santa Teresa é falar de uma alma que buscou, de forma profunda e intensa, a sua união com Deus, que se manifestou em uma profunda vida de oração.

Teresa cresceu em uma família devota e, desde jovem, sentiu um forte chamado espiritual. Sua infância foi marcada por leituras que foram despertando nela um desejo de se dar toda a Deus, e até mesmo um desejo pelo martírio. Aos 20 anos, entrou para o Carmelo, onde recebeu o nome de Teresa de Jesus e teve uma vida marcada por grandes desafios, mas permeada por uma profunda amizade com Jesus. Santa Teresa foi a primeira mulher a ser proclamada doutora da Igreja, considerada pedagoga do caminho da espiritualidade e mestra da oração. A vida de Santa Teresa é rica em detalhes e marcada pelas manifestações da graça de Deus.

Olhando para a vida de Santa Teresa de Jesus, sentimos em nós um grande apelo do Senhor a viver com Ele uma profunda amizade. Destaco aqui uma famosa frase de Santa Teresa que expressa bem o que para ela é rezar: “A Oração é um trato de amizade com Deus”. Para Santa Teresa, a oração não é apenas um dever ou uma obrigação, para ela rezar é uma expressão de amizade com Deus, uma forma privilegiada de estar com Ele. É certo que, no coração de cada ser humano, existe um desejo por Deus, o homem tem sede de Deus, e a razão de nossa existência é justamente essa adoração ao Senhor, é gastar tempo com Ele. Santa Teresa, que é a mestra da oração, nos ensina que a oração precisa fazer parte da nossa vida, ou melhor, a oração precisa permear toda a nossa vida e existência.

Vida interior: “A herança espiritual de Teresa D’Ávila"

Crédito: arssecreta / GettyImages

Santa Teresa e sua herança espiritual

Santa Teresa deixou para a Igreja uma rica herança espiritual para aqueles que se decidem a ter uma vida com Deus, para aquelas almas desejosas de cultivar uma vida interior, uma vida de oração profunda e autêntica. Santa Teresa enfatiza que a oração é essencial para a vida espiritual, ou seja, sem oração, não há vida interior. Ela define a oração como estar com Deus, estar em termos de amizade, que se expressa no diálogo e também em um silêncio fecundo, afim de escutar a voz do Senhor que nos fala, muitas vezes, sem o barulho das palavras, portanto, para ela, a oração não é apenas um ato, mas sim um relacionamento profundo e íntimo com Deus.

Se a oração é essencial para a vida interior, e se sem oração não há vida interior, afinal o que é vida interior? Ela, como o nome já sugere, diz respeito àquilo que acontece na interioridade do nosso ser. Difere da “vida exterior”, que compreende aquilo que acontece fora de nós, como conversar com os demais, assistir a vídeos no celular, tocar algum instrumento etc. Certamente, a vida interior e exterior não estão desvinculadas. Aquilo que acontece no exterior, isto é, aquilo que vemos, escutamos, sentimos e tocamos afeta, irremediavelmente, o nosso interior. Também aquilo que acontece no nosso interior, isto é, aquilo que refletimos, rezamos, compreendemos, avaliamos, tem incidência no nosso exterior. Portanto, podemos compreender que dentro de nosso interior existe vida, vida essa que é fruto de uma intimidade com Deus, uma vida que é fruto de uma amizade com Deus.

Santa Teresa nos indica um caminho de oração, caminho esse todo pautado no amor a Deus, no anseio da alma por Deus; com isso, nos mostra que a oração é um processo gradual, como o nome já disse acima: um caminho de oração, um processo que começa com a oração vocal, passa pela meditação e culmina na união com Cristo e com a Trindade. Esse caminho é um convite a aprofundar a relação com Deus, sem abandonar as formas mais simples de oração, mais ir crescendo cada dia mais, a uma oração mais profunda de união com Deus.

Todos nós que desejamos ser homens ou mulheres de oração e intimidade com Deus somos chamados a seguir os passos de Santa Teresa, e a vivermos a aventura de adentrarmos ao nosso interior e ali encontrar com o Senhor que está dentro de nós, que habita o nosso interior. Talvez, no seu coração, fique um questionamento: se você é chamado a viver essa espiritualidade mais profunda, a resposta é sim, todos nós somos chamados a ser amigos de Deus e chegar a uma união mais profunda com tão bondoso Senhor.

Não podemos nos esquecer de que tudo é graça, tudo de bom vem de Deus, portanto, a oração é um dom, é uma graça. Então, eu o convido a, neste dia, suplicar ao Senhor que lhe dê a graça da oração, que lhe dê a graça de cultivar uma vida em Deus, uma vida interior. Que sua Divina Majestade nos ajude neste caminho.

Referência

JESUS, Teresa. Obras Completas Teresa de Jesus. São Paulo: Edições Loyola, 1995

 

 

 

Deixe seu comentários

Comentário