O Sacramento da Eucaristia para 33 crianças marcou a Missa Solene, que incluiu a Investidura de Novos Coroinhas e profundos testemunhos de Fé

Primeira Eucaristia 2025 no Santuário do Pai das Misericórdias – Ralph e Thamy (RLT Filme.Foto)
Sacramento foi concedido pelo Padre Leonardo Ribeiro em Missa especial com o Coral Infantil
No último domingo, 30 de novembro, aconteceu no Santuário do Pai das Misericórdias a Primeira Comunhão das crianças do Instituto Canção Nova. Foram 33 crianças que se prepararam intensamente ao longo deste ano para receber o Sacramento da Eucaristia.
A celebração foi presidida pelo Padre Leonardo Ribeiro, da Canção Nova e responsável pela pastoral do Polo Educacional Canção Nova. A santa missa contou com a presença de outras figuras importantes do Polo Educacional Canção Nova, como o Padre Toninho, também da pastoral, o Diácono Nelsinho Corrêa e o Diácono Waldir. A Diretora do Instituto Canção Nova, Tatiana Ferreira, e todos os catequistas que dedicaram tempo à preparação das crianças também estiveram presentes para prestigiar o momento.
A Missa ocorreu na tradicional Missa das Crianças, às 9h30 da manhã. Contou com a participação do Coral das Crianças, tornando o momento ainda mais inesquecível para as famílias e para toda a comunidade.

Primeira Eucaristia 2025 no Santuário do Pai das Misericórdias – Ralph e Thamy (RLT Filme.Foto)
A Missão Cumprida: O Testemunho da Família na Preparação para a Eucaristia
Luciano Moreira, pai de Giovanni Bosco, partilhou a emoção deste momento único:
“Nossa experiência em preparar o Giovanni para este momento tão importante na vida dele, de receber Jesus, se deu desde pequeno. Nós o preparamos ao longo dos anos, além da Catequese, que foi uma preparação importante.
Em casa, o nosso lar foi conduzido para que ele pudesse experimentar Jesus. Então, para a nossa família, foi uma missão cumprida! Pudemos experimentar Jesus, a família e ele, de maneira muito especial, recebendo a Eucaristia e conseguindo compreender um pouco do mistério de Jesus na vida dele…
Então, cumprimos a nossa missão neste tempo de levá-lo até Jesus e de fazê-lo entender que Jesus é a coisa mais importante da vida dele.”
Catequista e mãe
A Missa da Primeira Eucaristia no Santuário do Pai das Misericórdias é um evento que toca profundamente não apenas as crianças, mas também aqueles que se dedicam à sua formação. Verônica Suênia, que viveu a experiência em dupla intensidade — como catequista e como mãe de uma catequizanda —, compartilha seu emocionante testemunho.
Ela fala sobre a grande responsabilidade de levar os pequenos a Cristo e a alegria de ver a “turma sedenta de Deus” receber a presença real de Jesus Eucarístico:
“Sou catequista na equipe do Instituto Canção Nova. É uma responsabilidade muito grande, né? Esse compromisso de levar as crianças para Jesus, ensiná-las nessa preparação de receber o Cristo no seu coração, de receber essa presença real, essa presença viva, de compreenderem o mistério da Eucaristia.
Preparar-se para esse sacramento foi um desafio, mas também muito gratificante. De maneira especial, a turma desse ano… a gente percebia eles muito sedentos de Deus! Com muito interesse, com muita vontade, muita curiosidade de conhecer mais. Havia um grande anseio de chegar a esse dia. Então, foi uma turma muito alegre, muito unida, mas, principalmente, muito sedenta de Deus, muito sedenta do mistério de Jesus Eucarístico.
Foi desafiador, mas também muito gratificante chegar a esse dia. Encerrar novembro e iniciar o Advento com eles recebendo o próprio Cristo. É uma emoção muito grande!
Eu me lembrava também da minha Eucaristia, né? Trinta anos atrás, eu também recebia Jesus, e aquele dia ainda é muito vivo! Ainda é muito presente na minha vida. Além de catequista, eu também era mãe de uma catequizanda que estava fazendo a Primeira Eucaristia. Então, fiquei emocionada também com a minha filha recebendo Jesus ali.
É uma responsabilidade de cumprir uma etapa! Abrir uma nova etapa da vida dela, da caminhada com Deus; de entregá-la ali diante do altar para receber o próprio Cristo.
É assim que eu resumo esse dia, essa experiência, de maneira especial, dessa turma de 2025.”
Investidura dos novos coroinhas
Durante a celebração, também ocorreu um momento de grande significado: a investidura dos novos coroinhas do Santuário do Pai das Misericórdias.
Este rito marca o início de uma jornada de serviço, pois os novos coroinhas começarão a servir o altar no próximo ano. O papel do coroinha é fundamental na liturgia; eles não apenas auxiliam o sacerdote durante a Missa, mas também servem como um exemplo de devoção e disciplina para toda a comunidade, auxiliando diretamente a Igreja em sua missão sagrada.

Investidura dos novos coroinhas no Santuário do Pai das Misericórdias – Ralph e Thamy (RLT Filme.Foto)

Investitura dos novos coroinhas 2025 no Santuário do Pai das Misericórdias – Ralph e Thamy (RLT Filme.Foto)
:: Futuros padres da Canção Nova: um caminho de amizade com Jesus
:: Nova Sala das Graças será inaugurada no Santuário do Pai das Misericórdias
Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias
Magda Ishikawa Florêncio, jornalista e missionária da Comunidade Canção Nova


























