EVANGELHO DO DIA

Como Enxergar as Bençãos de Deus - Padre Vagner Baia (23/07/2026)

Como Enxergar as Bençãos de Deus no Dia a Dia

Todos os grandes profetas do Antigo Testamento queriam estar no céu. Eles desejavam ver a Deus face a face. Queriam testemunhar a chegada do Salvador. No entanto, não viram essa promessa se concretizar em vida. O profeta Isaías foi quem mais profetizou sobre Jesus. Contudo, o Cristo veio ao mundo cerca de 700 anos depois.

Hoje, nós temos a bênção de vivenciar as coisas de Deus. Para os profetas, tudo isso era uma visão do futuro. Eles confiaram na promessa, mas não a contemplaram concretamente.

“Pois em vós está a fonte da vida, em vós a luz que contemplamos.”Salmo 35, 10

Quando os Nossos Olhos Não Conseguem Ver as Coisas de Deus

Até mesmo Paulo de Tarso não se encontrou pessoalmente com Jesus no ministério terrestre. Paulo esteve em Jerusalém na mesma época. Porém, o encontro com Cristo ocorreu mais tarde no caminho de Damasco. Isso aconteceu enquanto ele perseguia os cristãos.

Muitas vezes, nós também não enxergamos as maravilhas de Deus no dia a dia. O Salmo de hoje nos recorda essa verdade. Nele rezamos: “Pois em vós está a fonte da vida”. A luz de Deus ilumina o nosso coração para podermos ver. Sem essa luz divina, tornamo-nos insensíveis e cegos.

Ao ficarmos insensíveis, podemos estar na igreja e sentir que nada nos agrada. Da mesma forma, muitos filhos vivem em lares cristãos e não veem graça em casa. Eles têm comida gostosa, cama confortável e acesso aos estudos. Porém, não conseguem enxergar a bênção que os cerca.

A Gratidão Escondida nas Pequenas Coisas do Cotidiano

As gerações atuais têm acesso a um conforto gigantesco. No entanto, muitas vezes não reconhecem esse valor. Caímos no erro de achar que nosso salário comprou tudo sozinhos.

Na verdade, milhares de pessoas trabalharam para cada bem chegar até nós. Pense na roupa que você veste hoje. Desde o plantio do algodão até a costura final, muitas vidas trabalharam por você.

O mesmo acontece com a comida e a água limpa do banho. Frequentemente reclamamos da refeição. Esquecemos o esforço de quem se dedicou de sol a sol no campo.

A Insensibilidade que Nos Afasta da Presença Divina

Pense também nos medicamentos que tomamos. Pesquisadores dedicam décadas em laboratórios para encontrar a cura de doenças. Quando o remédio chega, nossa primeira reação é reclamar do sabor amargo. Ignoramos anos de dedicação para salvar vidas.

Recordo-me do meu tempo de infância na roça. Eu estudava e trabalhava pesado no cabo da enxada. Só fui ter meu primeiro sapato de verdade aos 13 anos. Naquela época, as roupas não vinham prontas das lojas. Tudo precisava ser feito sob medida e remendado quando rasgava. Hoje, compram-se calças rasgadas de fábrica por preços altos. Ficamos insensíveis ao verdadeiro valor das coisas.

A Palavra de Deus alerta sobre o risco da insensibilidade. Ela nos diz que muitos têm olhos para ver, mas não veem. Pais amorosos aconselham seus filhos a se esforçarem. Porém, muitos continuam insensíveis por não abrirem o coração ao Espírito Santo.

Como Recuperar o Prazer de Viver e Recomeçar em Deus

Sem o Espírito Santo, perdem-se o amor e a convivência familiar. Deixamos de sentir prazer em sentar à mesa e conversar. Queremos tudo do nosso jeito, movidos apenas por interesses pessoais.

Jesus nos deixa um ensinamento claro. Ele nos diz que onde está o nosso tesouro, aí estará o nosso coração. Se o coração estiver nas trevas, você verá apenas miséria e problemas. Mas, se a vida estiver em Deus, você contemplará a beleza divina no cotidiano. Você sentirá alegria ao voltar para casa e saborear um prato simples.

O povo brasileiro possui uma acolhida única. No ônibus ou na fila do mercado, fazemos amizades facilmente. Essa capacidade de se importar com o próximo é um dom de Deus.

Não deixemos para reconhecer o valor de quem amamos apenas no cemitério. De nada adianta chorar sobre o caixão após uma vida de desobediência. Da mesma forma, não busque a Deus apenas no leito de hospital. Deus nos concede a oportunidade de recomeçar a cada dia. Ele deu mais 15 anos ao rei Ezequias para espalhar o Seu amor.

Aonde estão colocados os seus olhos e o seu coração hoje? Com o coração fixo em Deus, enxergamos as bençãos perto de nós. Assim, tornamo-nos portadores de paz e bondade por onde passarmos.