Solenidade de São José

Dia 19 de março é o dia de São José, patrono da Igreja de Cristo. Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”. A Solenidade deste dia foi transferido pela Igreja para hoje, dia 20, para não coincidir com o Domingo da Quaresma. Que São José nos ensine a sermos obedientes à vontade de Deus em tudo.

São José, nosso intercessor!

“Não quero ferir o seu coração ainda mais. Pelo contrário: quero que você saiba que Deus quer curar profundamente seu coração de homem. Para isso, escolheu justamente São José para ser seu intercessor. É certo que no Céu ele é o grande intercessor dos homens diante do seu Filho Jesus. Não estranhe, São José não foi o pai carnal de Jesus, pois quem O gerou no ventre de Maria foi o Espírito Santo. Mas, no restante, ele foi o pai de Jesus! Foi Ele quem o criou e O educou.

Entre os judeus, quem educa o filho homem é o pai. De maneira especial, o filho primogênito. Quem ensinava as coisas de Deus para o filho era o pai! Quem ensinava a rezar, quem ensinava com o exemplo, mais do que com palavras, quem ensinava o filho a conhecer a Palavra de Deus era o pai. Ele abria os rolos do Livro da Palavra de Deus e lia para seu filho. Quando não sabia ler, o pai decorava trechos e mais trechos, porque era assim que tinha aprendido do seu pai em casa e do rabino na escola.

José fez isso com Jesus. Maria era uma boa esposa e não colocou José abaixo dela. Ao contrário, Maria dava a José o lugar próprio dele. Ele foi o pai de Jesus, Seu educador, Seu formador. Se Jesus foi o que foi como homem, foi poque Deus escolheu para Ele um pai. Um maravilhoso educador.[…] Esse José, pai de Jesus, é o intercessor dos homens. Ele pede por você, diante do seu Filho, para que Ele cure seu coração, especialmente dessa enorme saudade de Deus. Essa ferida da infância, em geral, é a história de todos os homens. Você homem, tem uma enorme saudade de Deus. […]É de Deus que assumimos a graça de ser esposo e pai.

São José, valei-nos! São José, intercedei por nós, homens! São José, rogai por nós para que tudo mude em nós e em nossa família.”

Retirado do livro do Monsenhor Jonas Abib, Valei-me São José, exemplo de homem na construção da família. Adquira o seu.

Capturar_2017_03_19_10_07_48_722

Foto: loja.cancaonova.com

.:O nosso pai São José.
.:Santo do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!