PARA REFLETIR

Aquele que amas está doente (Jo 11,3)

Betânia era uma cidadezinha bem perto de Jerusalém. Jesus ia sempre lá porque havia uma casa aberta para Ele. Trazendo para nossa realidade, pergunto a você: Sua casa está aberta para Jesus? Costumo dizer que Ele é educado, só entra se você abrir a porta, “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3.20).

Foto ilustrativa: cancaonova.com

 A aparente demora de Jesus

As duas irmãs, Marta e Maria, mandam avisar Jesus sobre seu irmão Lázaro:  “Aquele que amas está doente” (Jo 11,3). O doente era amigo de Jesus, e muito amado por Ele. As irmãs não recebem a resposta do pedido, não do jeito que elas esperavam. Jesus ainda ficou dois dias onde estava. A situação piora, Jesus sabe disso e comenta para seus discípulos “essa enfermidade não é para morte, mas para a glória de Deus”.  Nós também fazemos pedidos para o Senhor. Situações que na nossa ótica são tão emergenciais a ponto de querermos uma resposta o mais rápido possível. Nessas horas, parece que nada acontece. Assim, devemos olhar para esse evangelho e percebermos que a aparente demora de Jesus é para a glória de Deus. Não tenha receio de falar pra Jesus sobre a pessoa que você ama e que está doente.

Ao ficar sabendo que Jesus estava vindo, Marta, mesmo estando enlutada e com os sentimentos fragilizados, sai correndo ao seu encontro. Marta questiona o Mestre, afirmando que, se Ele estivesse ali, seu irmão ainda estaria vivo, ou seja, se Jesus tivesse feito algo, as coisas estariam melhores, se Jesus realmente tivesse dado ouvido, as coisas estariam de outro jeito, se Jesus se importasse, tinha chegado a tempo de curar meu irmão. Quantas vezes nos sentimos assim?

Talvez, você se sinta hoje como Marta, mas saiba que Jesus entende seus questionamentos, seus sentimentos, a saudade de quem partiu. Maria fez diferente. Ao chegar junto ao Mestre, Jesus ainda estava no mesmo lugar onde Marta o encontrara. Jesus estava parado e só voltou a andar depois da conversa com Maria. Ao chegar diante do Senhor, Maria pronunciou as mesmas palavras que sua irmã, ela se prostrou, se ajoelhou aos seus pés! Marta cobrou, Maria adorou

Removendo as pedras

Jesus ressuscita Lázaro, mas foram as pessoas que tiveram que remover a pedra. “Jesus ordenou, tirai a pedra” (Jo 11,39). O milagre é por conta d’Ele, o mais difícil Ele faz, mas tem também a nossa parte. Qual é a pedra que precisa ser removida na sua vida hoje?  Seja a pedra do orgulho, da vaidade, da doença, da incredulidade, da impaciência, Jesus quer ajudar a removê-la. 

Diante das declarações de Marta, Jesus disse: “Teu irmão há de ressuscitar” ( Jo 11:23 ). Novamente, Marta nos surpreende, pois faz uma nova confissão: “Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia” ( Jo 11:24 ). Apesar de ter perdido um irmão recentemente e do fato de  Jesus não ter se adiantado para atendê-los, Marta continua firme na doutrina que aprendera.

A ressurreição de Lázaro

“Jesus chorou se movendo de compaixão” (Jo 11,35), isso nos mostra o quanto Ele se importa com os amigos. Ele vai ao sepulcro e dá uma ordem: “Tirai a pedra”. ( Jo 11, 39). Jesus poderia ter mandado a pedra se mover ou que os anjos viessem tirá-la, mas quis precisar das pessoas ali presentes. Diante da ordem de Cristo, Marta se antecipa e avisa: – “Senhor, já cheira mal, porque já faz quatro dias”.  

Jesus chama Lázaro pelo nome, “Lázaro vem para fora!” (Jo 11,43). Vir para fora significa sair de nossas prisões onde nos escondemos da realidade. Por isso, Jesus chama para vir para fora. A pedra já tinha sido removida, Lázaro já tinha vindo para fora do túmulo, mas ainda havia as ataduras. Lázaro estava todo enfaixado com panos e não podia ainda ver Jesus, falar e andar livremente. Agora precisava ser livre daquelas ataduras.

Assim também é conosco, pois é preciso tirar tudo que nos amarra e nos impede de sermos livres. As ataduras podem representar o pecado que amarra e prende o ser humano. Podem ser vícios, vaidades, orgulho, temperamento difícil ou alguma situação que prende a pessoa para não servir a Deus.  Quais têm sido as ataduras que prendem você? 

Diante do contexto de morte em que vivemos, não perca a esperança e não se canse de, assim como Marta e Maria, dizer a Jesus: Aquele que amas está doente” (Jo 11,3). Assim como Ele parou diante de Marta, para agora diante de você e coloca o milagre em movimento. 

Rezo por você. 

 

Edcleide Campos

Jornalista e Missionária da Comunidade Canção Nova 

Deixe seu comentários

Comentário