ASSUMIR A FILIAÇÃO DIVINA

Como rezar a Deus Pai?

Precisamos resgatar o costume dos primeiros cristãos de rezar a Deus Pai

Rezar a Deus Pai não é tão comum entre os cristãos, principalmente na existência de uma crise da paternidade e conformismo com uma cultura imanentista (focada apenas na realidade mundana e terrena da vida). Mas, seguindo e com o mesmo espírito de Jesus, somos capazes de se dirigir ao Pai e amá-lo, como os primeiros mártires cristãos. 

É fato que muitas pessoas viveram situações negativas em suas vidas com seus pais terrestres e que fizeram com que elas perdessem a esperança e a fé. Perderam o sentido de rezar o Pai-Nosso e a experiência de Deus como Pai. Há outros que se entregaram ao comodismo deste mundo injusto e violento. Neste sentido, a resignação a esta realidade obscura torna o homem mudo diante de Deus, que só tem interrogações a fazer a Deus, sem nenhuma prece. 

Foto: Wesley Almeida

A superação desta crise está no entendimento que Deus não nos tira das “ondas perigosas”, das dificuldades, mas Ele pode nos dar coragem. Se Deus existe unicamente para tirar-nos dos problemas e não para nos dar coragem, então esse Deus morre conforme morre nossa esperança e nos é negado um sentido existencial. Ora, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo não é um mero Deus protetor. Ele nos acolhe e tem um coração amoroso para com seus filhos, mas Ele é somente nosso Pai na medida que O aceitarmos como o Pai dos céus. Assim, para chegar a Ele é necessário a fé como decisão da liberdade, que instaura uma relação filial livre. 

Essa fé nos faz acolher a bondade de Deus juntamente com a maldade do mundo. Para além da terra, nos céus, tem um sentido para tudo, também para os sofrimentos que passamos. Deus continua nosso Pai apesar das contrariedades da vida. Trata-se da passagem da escravidão do desejo de proteção para a liberdade de viver para além dele. Jesus confiou no Pai mesmo na máxima desesperança da cruz, foi fiel apesar da contradição, da perseguição e da condenação. Esta é a fé que somos convidados a viver, pois a felicidade plena não se encontra aqui neste mundo. 

Como rezar então a Deus de Pai? Voltando o nosso olhar para Jesus, Ele nos concedeu a graça da filiação adotiva. Jesus nos ajuda na caminhada. Pelo Seu Espírito clamamos: “Aba, Pai!” (Gl 4,) e tomamos consciência que somos filhos de Deus, somos filhos do Pai amado dos céus. 

Ricardo Cordeiro
Seminarista Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário