NA EXPECTATIVA DE PENTECOSTES

Dai-nos, Espírito Santo, o dom da unidade!

Queridos irmãos em Cristo, filhos e filhas do Pai das Misericórdias, já faz um bom tempo que a Igreja Católica se empenha em promover a cada ano a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A motivação principal para essa empreitada de oração nos vem do Evangelho de São João, quando, na última ceia, o próprio Jesus dirige ao Pai a seguinte súplica em favor de seus discípulos: “Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17,21).

Nesta súplica, fico impressionado com o fato de Jesus colocar em relação a unidade daqueles que creem nele e o quanto esta unidade torna-se importante para que outras pessoas possam também crer em Jesus como Salvador, o enviado do Pai. Sim, o dom da unidade entre os cristãos é um poderoso instrumento do Espírito Santo para que outras pessoas sejam despertadas à fé em Cristo, o Salvador da humanidade.

Rezemos pela reconciliação e pela paz durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. | Foto: cancaonova.com

Na exortação apostólica A Alegria do Evangelho, Papa Francisco consagra alguns números ao tema do diálogo ecumênico, afirmando o quanto é urgente a busca de caminhos de unidade. Destaco um breve trecho das palavras do Santo Padre: “o esforço por uma unidade que facilite a recepção de Jesus Cristo deixa de ser mera diplomacia ou um dever forçado para se transformar num caminho imprescindível da evangelização. Os sinais de divisão entre cristãos, em países que já estão dilacerados pela violência, juntam outros motivos de conflito vindos da parte de quem deveria ser um ativo fermento de paz. São tantas e tão valiosas as coisas que nos unem!” (n. 246). Que Deus nos ajude a promover a cultura da paz, da comunhão fraterna e da unidade.

O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos neste ano é “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. Jo 15,5-9). A unidade entre aqueles que creem em Cristo é, antes de tudo, consequência da ação da graça de Deus nos corações. Não bastam a boa vontade e os belos planejamentos pastorais para que a unidade aconteça; será sempre necessário cultivar a comunhão de amor com Jesus para que o fruto da unidade seja produzido.

Em meio à atual e desafiadora pandemia, que o Espírito Santo nos motive a assumir atitudes concretas de sincero amor, solidariedade, comunhão fraterna com nossos irmãos na fé, e assim, superemos eventuais desavenças, indiferenças e contraposições, que não contribuem em nada com a difusão do Reino de Deus em nosso mundo. Unidos à Virgem Maria, a Mãe de Jesus, e a multidão dos discípulos do Divino Mestre, supliquemos com fervor: “Vinde, Espírito Santo”!

 

Padre Wagner Ferreira da Silva
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário