Pai das Misericórdias

Dia Mundial dos Pobres no Santuário

No dia 17 de novembro de 2019 a Igreja no mundo inteiro irá celebrar a 3ª edição do Dia Mundial do Pobre, meditando o texto escrito pelo Papa Francisco (Salmo 9,19): “A esperança dos pobres jamais se frustrará“. Estas palavras são de incrível atualidade. Expressam uma verdade profunda, que a fé consegue gravar sobretudo no coração dos mais pobres: a esperança perdida devido às injustiças, aos sofrimentos e a precariedade da vida será restabelecida”.

Este Dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade. Deus criou o céu e a terra para todos; foram os homens que, infelizmente, ergueram fronteiras, muros e recintos, traindo o dom originário destinado à humanidade sem qualquer exclusão.

“Vocês vivem, cada um, uma pobreza que tem suas origens, suas razões que vocês conhecem, mas é bom se juntar, ficarmos todos juntos” | Foto: Vatican Media

Em sua mensagem para este dia, o Papa Francisco assinalou que “o pobre homem sabe que Deus não o pode abandonar; por isso, vive sempre na presença daquele Deus que Se recorda dele. A sua ajuda estende-se para além da condição atual de sofrimento, a fim de delinear um caminho de libertação que transforma o coração, porque o sustenta no mais profundo do seu ser”.

O Santuário do Pai das Misericórdias, as Santas Missas serão rezadas em intenção dos pobres e terá como gesto concreto a arrecadação de alimentos não-perecíveis e roupas, preferencialmente, masculinas. Estas doações serão destinadas aos Vicentinos da cidade de Cachoeira Paulista (SP) e o Obra Social da Canção Nova, conhecida como Casa do “Bom Samaritano”

:: Conheça o “Bom Samaritano”