Monsenhor Jonas Abib

Não saiamos da Proteção do Pai

Ele cuida de nós!

No antigo testamento, no livro de 2Reis a partir do capítulo 11, encontramos a história de Joás, que recebeu grande benefício de Deus sendo salvo da morte, depois sendo criado pela ama e depois proclamado rei por Deus, por intermédio de Joiada. Começou a reinar menino, portanto, uma pessoa que recebeu uma graça enorme de deus. Mas ele prevaricou, saiu da proteção de Deus e teve um fim terrível. Joás acabou fazendo pacto com os homens de Judá que tinham caído na idolatria. Com toda a misericórdia, Deus enviou o filho Joiada. Zacarias, homem cheio do Espírito Santo, como profeta para justamente chamar a atenção do povo e mostrar a eles a idolatria e a traição que estavam fazendo a Deus. Mas, Zacarias acabou morto por eles. Daí veio o exército da Síria e arrasou com eles e com o rei Joás, que era jovem, mas estava doente, de cama. Vieram aqueles que eram contrários a ele e o assassinaram no leito. Uma tragédia! E por que essa tragédia? Simplesmente porque ele saiu da proteção de Deus.

Para nós fica o seguinte: ai de nós se sairmos da proteção de Deus! Temos que fazer de tudo para não sairmos da proteção de Deus, por que ele nunca nos deixa, mas nós podemos sair da proteção de Deus. Fora da proteção de Deus,somente a desgraça vem sobre nós. Não é Deus quem manda, ao contrário, nós é que estamos fora da Sua proteção.

Proteção de Deus

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Ninguém pode servir a dois Senhores: “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Essa é uma Lei espiritual, não dá para servir a Deus e ao dinheiro, ou se serve a um, ou se serve a outro. E, em consequência disso, Jesus vai nos dizer o coração do sermão da montanha: “Não vos preocupeis”, e a palavra é preocupar. “Não vos preocupeis com o que comer, com o que beber, com o que vestir”, e ele traz o exemplo dos pássaros do céu, de quem Deus cuida. Jesus diz: “Vós não valeis mais do que os pássaros?”

A nossa comunidade, a Canção Nova, vive da Providência, realmente! Valemos mais e muito mais do que pássaros. Deus cuida de nós, no comer, no beber, no vestir, é só confiar! É justamente uma balança: quanto mais nós nos jogamos na Providência, mais Deus cuida de nós.

Nós temos prova disso nas grandes coisas da Canção Nova, a maior dela é Centro de Evangelização, e agora, o Santuário do Pai das Misericórdias. Mas podemos olhar também a Providência nas coisas pequenas.

Jesus fala mais uma vez: “Não vos preocupeis com o comer, com o beber, com o vestir”, e afirma: “Os pagãos é que se preocupam com estas coisas”. Veja que afirmação clara: são os pagãos que se preocupam com essas coisas, por quê? Porque os filhos, por serem filhos, têm um Pai, e podem confiar no Pai, e confiando no Pai têm a proteção do Pai e o Pai cuida deles. Daí chega Jesus com o mais importante: “Portanto, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo”. Isto faz parte da nossa joia, do viver da Providência!

E, para mostrar o que realmente é “não se preocupar”, embora tenhamos que nos ocupar, Jesus diz: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas próprias preocupações, para cada dia bastam os seus próprios problemas “. Nós sabemos muito bem como cada dia traz os seus próprios problemas, então, há dificuldades, bem como situações complicadas, mas não podemos e não devemos nos preocupar.

Vamos rezar:

Senhor Deus, faça que esta realidade, profundamente evangélica, fique entranhada em cada um de nós!
Queremos aprender sempre a não nos preocupar e, ao contrário, aquilo que é a base de tudo, confiar!
Senhor, viver da Providência é uma vida de confiança em Vós que sois Pai e cuidai de nós que somos filhos.
Obrigado por todas as maravilhas que fizestes por nós na Vossa Divina Providência, na Vossa Divina Misericórdia.
Queremos poder contar com mais ainda, confiando e confiando sempre.
Amém.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Artigo extraído do livro ‘O abraço do Pai’ de monsenhor Jonas Abib. 

Deixe seu comentários

Comentário