Neste dia 10 de março de 2017, iniciamos a novena a São José, com meditações feitas a cada dia por um membro da Comunidade Canção Nova. Acompanhe e reze conosco!
Oração preparatória para todos os dias
Deus e Senhor meu, Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, creio que estou em Vossa soberana presença agora, quando pretendo consagrar a São José esta novena.
Adoro-Vos com todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas. Adoro-Vos com toda a intensidade de que sou capaz e arrependo-me dos muitos pecados que fiz contra Vossa Divina Majestade.
Quero, nesta novena, aprender as virtudes que, com tanta perfeição, praticou o glorioso Patriarca São José e alcançar, por sua intercessão, as graças de que tanto preciso.
Senhor, quem sou eu para me atrever a comparecer diante de Vossa presença?
Conheço a deficiência de meus méritos e a multidão de meus pecados, pelos quais não mereço ser ouvido em minhas orações, mas o que não mereço merece-o o pai nutrício de Jesus; o que não posso, ele pode. Venho, portanto, com toda a confiança, implorar a divina clemência, não fiado em minha fraqueza, mas no poder e valimento de São José. Amém.
Primeiro dia
Dou graças à Santíssima Trindade, Santíssimo São José, pelos muitos privilégios, méritos e virtudes com que vos enriqueceu e, principalmente, pelo grande e singularíssimo mérito a poucos concedido de ter sido santificado no ventre de vossa mãe e confirmado em graça. Que alegria para vosso coração ver-vos livre do pecado, que é a única coisa que desagrada a Deus Filho, que vos chamava de pai! Que graças destes à Trindade Beatífica por esse tão assinalado privilégio! Eu vos felicito, com todo o meu coração, pela inocência incomparável que tivestes desde antes de nascer e pela graça a amizade particular com que o mesmo Deus vos distinguiu. Por esse privilégio e pela grande alegria que Ele vos causou, suplico-vos, ó meu querido pai, que me alcanceis de Deus um grande ódio ao pecado, grande amor às virtudes e à minha salvação eterna. E como creio que a graça que desejo conseguir nesta novena será benéfica à minha salvação, tenho inteira confiança de que a alcançareis por vossa poderosíssima intercessão; todavia, se minha oração não for bem dirigida, endireitai-a e rogai ao boníssimo Deus por mim. Amém.
Meditação
“O Coração de São José sempre foi desejoso da presença de Deus em seguir fielmente à Sua santa
vontade. Ele não começou a seguir o caminho de Deus somente após o anúncio do anjo, pelo contrário, sua vida foi uma contínua busca em concretizar os santos desígnios de Deus.
Homem orante, trabalhador e justo, buscava em tudo estar em comunhão com o Pai. Suas atitudes refletiam a busca de seu coração, pois a própria palavra nos diz: “Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa.” (Lc 2,41) e também “José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente.” (Mt 1,19). Este anseio de São José em viver profundamente na presença de Deus nas pequenas e nas grandes coisas não era um peso, um simples preceito; pelo contrário, os reflexos da vida de São José exalam o amor puro para com Deus e com os outros. Seguir a Deus não era um fardo mas uma resposta de amor. Quando o anjo lhe anunciou que ele seria o Pai de Jesus sua resposta mais uma vez refletiu a pureza e prontidão de seu coração: “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado.” (Mt 1,24)
Que a exemplo deste coração simples, íntimo e ardoroso possamos dar uma resposta de amor a Deus Pai que tem o melhor para concretizar em nós, assim como fez na vida de São José.” Meditação feita por Ana Carolina.
Oração final para todos os dias
Lembrai- vos, ó puríssimo Esposo da Virgem Maria, ó meu doce Protetor São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorando vosso socorro e não fosse por vós consolado.
Com grande confiança, venho à vossa presença recomendar-me fervorosamente a vós. Não desprezeis as minhas súplicas, ó pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Assim seja.
ANT. José, filho de Davi, não temas receber Maria, vossa Esposa Santíssima, em vossa companhia, porque o que ela leva em suas puríssimas entranhas é obra do Espírito Santo.
V. Rogai por nós, José santíssimo.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Jesus, que por uma inefável providência, dignastes-Vos escolher o bem-aventurado esposo de Vossa Mãe Santíssima; concedei-nos que aquele mesmo que veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!