Devoção Reparadora

O apelo a deixar de ofender a Deus na Mensagem de Fátima

A Mensagem de Fátima é o nome dado à mensagem enviada por Deus à humanidade por meio das aparições do Anjo (1916) e de Nossa Senhora (1917) em Fátima, Portugal.

Essa mensagem contém uma realidade poliédrica, isto é, possui vários aspectos que precisam ser conhecidos e aprofundados, para que sejam vivenciados com toda a sua riqueza espiritual. Considerando sua relevância para a humanidade, o Santuário do Pai das Misericórdias promove, todo o primeiro sábado do mês, ‘a Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros sábados’, que é parte integrante dessa mensagem, correspondendo, assim, ao grande apelo à reparação do Coração Imaculado de Maria, tão necessário para os dias atuais. Em cada primeiro sábado do mês, a Virgem Maria pediu quatro atos reparadores, acompanhados da intenção de reparar o Seu Imaculado Coração. São eles: a confissão, a comunhão, a oração do Santo Terço e quinze minutos de meditação da Palavra. (você encontra uma explicação sobre os atos reparadores no livro que escrevi intitulado: ‘A Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábado: compreenda o Carisma da Reparação’).

 

Esse apelo à reparação deve ser compreendido de uma forma global, isto é, não deve ser vivenciado somente nos primeiros sábados de cada mês, mas encarnado em nossas vidas mediante a prática dos sacramentos, da oração e da penitência que proporcionam ao homem uma verdadeira conversão. Logo, pode-se afirmar que reparar o Coração Imaculado de Maria é amar a Jesus permanecendo fiel a Ele, em comunhão com a Santíssima Virgem, dado que os quatro atos reparadores que Ela pediu são cristocêntricos, ou seja, conduzem a uma união mais profunda com o Seu divino Filho.

:: Permanecer em Deus é ser livre

Dito isso, pode-se adentrar no tema deste artigo: “o apelo a deixar de ofender a Deus”, visto que a reparação ao Coração Imaculado de Maria é um remédio salutar no combate contra o pecado, origem de toda ofensa contra Deus. Este é o apelo de número quinze apresentado na obra “Apelos da Mensagem de Fátima”, escrita pela Ir. Lúcia – base bibliográfica – e utilizada nesta sessão temática promovida desde fevereiro de 2019 por ocasião da Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros, com a finalidade de explicitar cada um dos apelos. Desde então, esses conteúdos têm sido disponibilizados mensalmente no site do Santuário do Pai das Misericórdias, no site central da Canção Nova e também são explicitados por ocasião do próprio momento da Devoção Reparadora, na Catequese que compõe este momento. 

Amor a Deus

Para evidenciar esse apelo, irmã Lúcia salienta a exortação da Santíssima Virgem Maria quando apareceu em outubro de 1917: “Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido” (IRMÃ LÚCIA, 2007, p. 157). Então, esclarece que se trata de uma chamada de atenção à observância dos mandamentos da Lei de Deus, mais precisamente do primeiro: “amar a Deus sobre todas as coisas”. Assim sendo, coloca em destaque a importância deste mandamento nos seguintes termos: “O preceito de amar a Deus não é apenas o primeiro dos mandamentos pela grandeza única do Destinatário que ele contempla, mas ainda, porque é esse amor que nos há-de levar a cumprir, com fidelidade, todos os outros preceitos” (IRMÃ LÚCIA, 2007, p. 157). Logo, assegura que a Mensagem de Fátima apela ao gênero humano a voltar-se para Deus, haja vista que o amor a Ele deve ser demonstrado a partir dos nossos pensamentos, palavras e ações, como mostra a Sagrada Escritura: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças. As palavras que, hoje, te digo permanecerão em tua memória, e tu as inculcarás a teus filhos e falarás delas estando em casa e a caminho, deitado e de pé.” (Dt 6,5-7). 

:: O apelo ao sacrifício na Mensagem de Fátima

Nesta perspectiva, Irmã Lúcia coloca em relevo o ensinamento do próprio Jesus ao ser interrogado pelos fariseus: “Mestre, qual é o preceito mais importante na lei? Respondeu-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a alma, com toda a mente. Este é o preceito mais importante; porém o segundo é equivalente: Amarás o próximo como a ti mesmo. Esses dois preceitos sustentam a lei inteira e os profetas.” (Mt 22,36-40). Portanto, deixa claro que é na observância destes dois preceitos que se encontra o sentido do “apelo a não ofender a Deus”, considerando, sobretudo, que pecando o homem ofende a Deus, desprezando Seu amor, o amor ao próximo e a si mesmo.

Mensagem de Fátima

Pela observação dos aspectos analisados, conclui-se que, quando o homem escolhe pelo pecado, seja ele mortal ou venial, comete uma transgressão aos preceitos de Deus, uma vez que o pecado é uma indiferença ao Seu amor e consiste na privação da participação no Seu Reino. Assim sendo, pode-se afirmar que o apelo a deixar de ofender a Deus trata-se do núcleo central da Mensagem de Fátima, e também aduz às palavras de São Pedro: “Pois o amor cobre uma multidão de pecados” (1 Pd 4,8). Sobretudo, fica a certeza de que o amor a Deus é o vínculo que estreita a nossa união com Ele e com o próximo, e assemelha-nos a Jesus Cristo de maneira que a nossa vontade seja a Sua, e o nosso único ideal seja a participação na plenitude do Seu amor.

:: O apelo à oração diária do Terço

Esse tema será abordado na catequese temática, que será transmitida por ocasião da Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, no Facebook do Santuário do Pai das Misericórdias, no próximo dia 4 de abril, com início às 10h. Até que passe este tempo de pandemia que estamos enfrentando, encontraremo-nos por meio dessa rede social, na certeza de que, assim, continuaremos unidos na intenção de reparar os sagrados corações de Jesus e de Maria.

Áurea Maria,
Comunidade Canção Nova

 

REFERÊNCIAS

IRMÃ LÚCIA. Apelos da Mensagem de Fátima. 4. ed. Fátima – Portugal: Secretariado dos Pastorinhos, 2007.

SCHOKEL, Luís Alonso. Bíblia do Peregrino. Tradução de Ivo Storniolo, José Bortolini e José Raimundo Vidigal. São Paulo: Paulus, 2002.

Deixe seu comentários

Comentário