Devoção Reparadora

Na Mensagem de Fátima: o apelo à perseverança no bem

A perseverança no bem é o décimo quarto apelo apresentado na obra: “Apelos da Mensagem de Fátima”, escrita pela Irmã Lúcia com a finalidade de explicitar o sentido da Mensagem que Deus enviou ao mundo, por meio do Anjo e de Nossa Senhora, em 1916 e 1917, nas aparições de Fátima.

A perseverança no bem é o décimo quarto apelo apresentado na obra: “Apelos da Mensagem de Fátima”

De acordo com a sequência do conteúdo dessa obra, o Santuário do Pai das Misericórdias tem oferecido uma sessão temática, por ocasião da Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, tendo em conta a importância dessa Mensagem para o mundo. Logo, pode-se afirmar que os apelos da Mensagem de Fátima possuem uma dimensão poliédrica, isto é, trazem consigo vários aspectos e, sobretudo, uma base teocêntrica, cristocêntrica e trinitária.

Para esclarecer esse apelo, a Irmã Lúcia se baseia nas palavras da Santíssima Virgem sobre a importância da oração, como o maior bem que se pode oferecer ao gênero humano: “Continuem a rezar o terço para alcançarem o fim da guerra” (IRMÃ LÚCIA, 2007, p. 150). Então, afirma que a Virgem Maria pediu a oração do santo terço, por ser uma oração acessível a todas as pessoas de quaisquer classes sociais. Assim sendo, evidencia que a oração é a base de toda a vida espiritual, visto que proporciona o encontro pessoal do homem com Deus e, portanto, não pode ser abandonada: o que acarretaria na perda da vida sobrenatural e, consequentemente, na ausência da graça de Deus.

“Continuem a rezar o terço para alcançarem o fim da guerra”

Para demonstrar a importância da oração, a Irmã Lúcia fundamenta-se nas palavras de Jesus que a recomendou: “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á” (Mt 7,7-8). De acordo com as palavras de Jesus, evidencia que a vida de oração é constituída de busca, de perseverança e, sobretudo, do encontro com o Sumo Bem. Seguidamente, une a vida de oração à prática de sacrifícios, como os principais bens espirituais que estimulam a prática do bem e como armas irrenunciáveis no combate espiritual:

“Por certo que, no momento, a Mensagem referiu-se à guerra mundial que, então, afligia a humanidade. Mas essa guerra é também o símbolo de muitas outras guerras que nos cercam e das quais precisamos conseguir o fim, com a oração e o nosso sacrifício. Penso nas guerras que nos movem os inimigos da nossa salvação eterna: o demônio, o mundo e a nossa própria natureza carnal” (IRMÃ LÚCIA, 2007, p. 150).

Nesta perspectiva, assegura que, no combate espiritual contra as forças demoníacas, que tanto tentam a humanidade para que não persevere na prática do bem, um dos piores perigos é a descrença em sua existência e, por isso, a comprova, tendo como base a Sagrada Escritura: “Foi então precipitado o grande dragão, a primitiva serpente, chamado demônio e satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos” (Ap 12,9).

“Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo”

Salienta que, Jesus Cristo, em Sua vida pública, expulsou muitos demônios: “Mas, se eu expulso os demônios com o dedo de Deus, é porque chegou a vós o reinado de Deus” (Lc 11, 20). Também preveniu a Pedro contra as suas tentações: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para peneirar-vos como trigo. Mas eu rezei por ti, para que a tua fé não falhe” (Lc 22,31-33); e que, sobretudo, Jesus admoestou o gênero humano a não deixar-se escravizar pelo pecado ao declarar: “Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo” (Jo 8,34). Entretanto, mostra como a Mensagem de Fátima veio recordar e confirmar essa verdade, dado que, na aparição de julho de 1917, a Virgem Santíssima mostrou-lhe, bem como aos santos Francisco e Jacinta Marto, a visão do inferno.

Ao referir-se às tentações do mundo, que de igual modo colocam obstáculos na prática do bem, afirma: “O mundo fala-nos de vaidades, riquezas, honras, modas etc. Levados por estas vozes, queremos subir, parecer bem, atrair as atenções, ver-se cumulado de honras, possuir riquezas, passar por sábios, ocupar os primeiros lugares, mesmo à custa da justiça e da caridade” (IRMÃ LÚCIA, 2007, p. 154). Tendo em conta que as ilusões do mundo obscurecem e cegam o entendimento, demonstra a preocupação de Jesus Cristo por aqueles que o Pai lhes confiou, enquanto aqui peregrinam rumo à eternidade: “Rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas pelos que me confiaste, pois são teus. […] Eu lhes comuniquei tua palavra, e o mundo os odiou, porque não os são do mundo, como também eu não sou do mundo” (Jo 17,9. 14).

“Para vencer as tentações e perseverar na prática do bem é necessário rezar o terço”

Seguidamente, salienta que, a natureza carnal traduzida pela concupiscência, proveniente do coração e dos sentidos faz o homem desejar o que não lhe convém e, por isso, trata-se do terceiro inimigo da salvação eterna, dado que, sobre essa realidade o próprio Jesus afirmou: “De dentro, do coração do homem, saem os maus pensamentos, fornicação, roubos, assassinatos, adultérios, cobiça, malícia, fraude, devassidão, inveja, calúnia, arrogância, desatino. Todas estas maldades saem de dentro e contaminam o homem” (Mc 7,21-23).

Por fim, aduz ao dom do livre arbítrio concedido por Deus aos homens, alertando para que as escolhas feitas cotidianamente, sejam baseadas em Seus mandamentos e no Evangelho de Seu Filho Jesus Cristo, que assegurou: “Nem todo aquele que me disser: Senhor, Senhor! Entrará no reino de Deus, mas aquele que cumprir a vontade de meu Pai do céu” (Mt 7, 21). Conclui afirmando, mediante a Mensagem da Santíssima Virgem que, para vencer a essas tentações e perseverar na prática do bem é necessário rezar o terço para alcançar a paz, fruto da vitória sobre esses inimigos da salvação eterna.

“A perseverança no bem” será o tema da catequese temática que acontecerá na Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, no Santuário do Pai das Misericórdias, no próximo dia 07 de março, com início às 10h.

Que pela intercessão do Imaculado Coração de Maria sejamos preservados do mal, vencendo-o pela prática do bem!

Áurea Maria,
Comunidade Canção Nova

REFERÊNCIAS

IRMÃ LÚCIA. Apelos da Mensagem de Fátima. 4. ed. Fátima – Portugal: Secretariado dos Pastorinhos, 2007.

SCHOKEL, Luís Alonso. Bíblia do Peregrino. Tradução de Ivo Storniolo, José Bortolini e José Raimundo Vidigal. São Paulo: Paulus, 2002.

Deixe seu comentários

Comentário