Instrumento

O que é o Catecismo da Igreja Católica e por que devo estudá-lo?

Ele é um maravilhoso instrumento para o anúncio da Palavra de Deus

Uma das missões essenciais da Igreja é guardar, proteger e expor santamente o Depósito da Fé. Missão que os Apóstolos e seus sucessores não sessaram de cumprir com rigoroso esmero nesses mais de dois mil anos de história da Igreja Católica. Constitui o Depósito da Fé (Depositum Fidei) a Escritura e Tradição, ou seja, toda a doutrina cristã recebida dos Apóstolos e transmitida a seus sucessores. Doutrina essa que chegou intacta até os dias de hoje.

O Catecismo da Igreja Católica, segundo as palavras de São João Paulo II, é um maravilhoso instrumento para o anúncio da Palavra de Deus. Nele, é apresentada com singular precisão a genuína doutrina católica sem jamais deixar de conduzir aqueles que o experimenta para o centro vital de toda catequese, a saber, o próprio Cristo.

Em seu texto, foi dado um amplo espaço à Palavra de Deus, à Tradição Ocidental e Oriental da Igreja, aos Santos Padres, ao Magistério, à vida dos Santos e aos escritos deixados por eles dentre outros aspectos da fé cristã. Uma das formidáveis experiências que se pode fazer por meio do catecismo é a contemplação motivada pela beleza e riqueza da mensagem de Cristo nele contida.

De uma maneira mais conceitual, o prólogo do próprio Catecismo da Igreja Católica expõe o objetivo de toda a obra: “apresentar uma exposição orgânica e sintética dos conteúdos essenciais e fundamentais da doutrina católica, tanto sobre a fé como sobre a moral”. Diante dessa apresentação, podemos perceber a necessidade e a urgência de conhecermos mais profundamente a nossa fé.

O Catecismo não foi preparado apenas e especificamente para os bispos, padres, catequistas ou para os responsáveis de pastoral, ele foi cuidadosamente pensado para todos os batizados que desejam conhecer mais vivamente a Doutrina da sua Igreja. Não foi por acaso que levou seis anos para que ele ficasse pronto e contou com a colaboração dos bispos do mundo todo.

A estrutura do Catecismo da Igreja Católica foi inspirada na tradição de outros catecismos anteriores e, seguindo a estrutura destes, o catecismo atual conta com quatro pilares fundamentais: a profissão da fé batismal (Credo), o sacramento da fé, a vida de fé (os mandamentos) e a oração do fiel católico (o “Pai-Nosso”).

Resumidamente, a primeira parte anima a cada fiel a confessar a sua fé batismal diante dos homens. Sabemos que o Símbolo de fé sintetiza os dons que Deus, autor e origem de todo o bem, concede ao homem. A segunda parte expõe como Cristo realizou sua salvação e como esta salvação se torna presente nas ações sagradas da liturgia da Igreja, particularmente por meio dos sacramentos. Já, a terceira parte do catecismo apresenta o fim último do homem que fora criado à imagem e semelhança de Deus. O homem, por sua vez, deve orientar o seu agir para a caridade em consonância com os Dez Mandamentos da lei de Deus. Por fim, a quarta parte trata do sentido e da importância da oração na vida do fiel.

Apenas a título de informação, durante a história da Igreja existiram outros catecismos, também de importância incomensurável, por exemplo, Catecismo de são Pio V, publicado em 1566 após o Concílio de Trento, e o pequeno Catecismo de São Pio X, escrito e publicado por esse mesmo Papa em 1905, ambos disponíveis gratuitamente pela internet. Não se pode esquecer, é claro, do primeiro catecismo dos cristãos, denominado Didaqué. Este último trata-se de um escrito extremamente importante para Igreja datado do final do primeiro século da era cristã.

Ele é para nós, especialmente nos dias de hoje, uma arma fundamental contra as ameaças das “fake-doutrinas” e dos erros que vêm de encontro com a Sã Doutrina da Igreja. É um livro de referência para todos os cristãos, nos garante segurança e autenticidade no aprendizado e no ensino das riquezas abundantíssimas da salvação. Portanto, todos os crentes deveriam, assim como a Palavra de Deus, ter um exemplar dessa magnífica obra em sua casa. Contudo, não adiantaria apenas possuí-la, é preciso devorá-lo, conhecê-lo, aprendê-lo, destrinchá-lo.

Deus abençoe você e até a próxima!

Seminarista Gleidson de Souza Carvalho
Missionário da Comunidade Canção Nova