ASSERTIVIDADE

Somos prontos para a caridade?

Indisponível? (Mt 8,5-17)

Jesus estava em Cafarnaum, cidade que adotou para sua moradia enquanto adulto. Ali, foi solicitado por um oficial romano, um pagão, para visitar o seu servo. O Cristo era/é um homem atento e sempre pronto para caridade, por isso pôs-se a caminho para tal visita. No caminho, o oficial romano deu uma grande demonstração de fé e pediu que o Senhor apenas dissesse uma palavra, pois acreditava na cura do seu empregado.

Jesus elogiou a atitude daquele homem, “nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”. É, meus irmãos, há muitas pessoas de fé que podem nos surpreender ou que nos surpreenderão!

A e a piedade não são atitudes simplesmente exteriores, de gestos: olhos fechados, joelhos dobrados, mãos elevadas… mas do interior para o exterior, ou seja, decisão firme pelo Senhor, orações em favor do outro, mãos elevadas para o alto e estendidas ao próximo.

Jesus atendeu o pedido de fé daquele pagão e logo em seguida, na casa de Pedro, com a sogra de cama, o Senhor “tocou-lhe a mão, e a febre a deixou”. Jesus não perdeu tempo e foi assertivo, a simplicidade dos gestos do Senhor curou aquela mulher e cura a tantos ainda hoje.

Santuário do Pai das Misericórdias. Foto: Wesley Almeida/ Ass. de comunicação do Santuário

Por fim, o que o Senhor pede de nós? Prontidão e simplicidade. Imitemos Jesus. Muitos de nós serão alcançados por Ele, não pelos nossos ‘shows’, nossas belas palavras ou longos discursos, mas pela nossa disponibilidade e gestos simples de companhia, atenção e inteireza naquele momento.

Vamos nos questionar e responder com a vida:
1) Posso ser mais disponível?
2) Posso ter gestos simples de caridade?
3) Posso estar inteiro no encontro com aquele(a) irmão(ã)?

Deus abençoe a nossa missão.

Padre Marcio Prado
Comunidade Canção Nova

.: Leia mais
Caminho de volta ao amor do Pai
Viver com sinceridade a nossa fé!
A piedade é manifestação da misericórdia divina
“Bem-aventurados os mansos”